Colheita inadequada deve causar perda de 4,2% na safra de soja

Brasília – O Brasil deve perder 42 milhões de sacas de soja (4,2%) na safra 2003/2004 por causa de erros na hora da colheita, informa a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O volume perdido equivale a R$ 2 bilhões.

O pesquisador da Embrapa Soja, Nilton Pereira, informa que, para cada hectare, perde-se duas sacas de soja em média. A área brasileira de cultivo do produto é de 21 milhões de hectares. Segundo Pereira, em condições ideais de umidade do grão e com as máquinas de colheita ajustadas, o desperdício chega a 0,75 saca por hectare. ?Mas se chegássemos à redução de duas para uma saca por hectare, já seria um ganho expressivo?, afirma Pereira.

De acordo com o pesquisador, os desperdícios são causados, principalmente, pela regulagem inadequada das máquinas de colheita. Segundo ele, cerca de 80% das perdas ocorrem pelo mau funcionamento dos mecanismos da plataforma de corte das colheitadeiras. “A troca de navalhas quebradas, o uso correto da velocidade e do cilindro trilhador e limpeza de outros componentes estão entre os ajustes que devem ser observados”, avalia Pereira.

Outro fator é a velocidade incorreta de trabalho e a falta de treinamento dos operadores das colheitadeiras. Segundo Pereira, a velocidade ideal varia de 4 a 6 km/hdiz.

O pesquisador alerta ainda que o solo não deve ter desníveis, porque podem provocar oscilações na máquina e prejudicar a colheita. A presença de plantas daninhas na lavoura também faz com que a umidade permaneça alta, prejudicando o bom funcionamento da colheitadeira. Segundo ele, a umidade ideal do grão para a colheita deve variar de 13% a 15%.

Para o pesquisador, o caminho para evitar os desperdícios é monitorar a colheita. A Embrapa possui um kit para evitar o desperdício. O kit é formado por um copo volumétrico para avaliar as perdas e um manual de utilização da tecnologia de colheita.

Voltar ao topo