CNI/Ibope: cresce aprovação do combate à inflação

Pesquisa CNI/Ibope, divulgada hoje, mostrou que houve um crescimento expressivo na aprovação da população do combate à inflação no governo Lula. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados manifestaram aprovação a essa política, ante 42% na pesquisa de julho. O percentual de desaprovação passou de 48% para 42%. O total de pessoas que disseram não saber ou não responderam foi de 7%, ante 9% na pesquisa anterior. Outro item que mostrou crescimento significativo na aprovação dos entrevistados foi o combate à fome e à pobreza, que passou de 60% em julho par 67% na atual pesquisa. A desaprovação a essa política recuou de 36% para 30%.

Na área de segurança pública, a aprovação subiu de 24% para 27%, e a desaprovação caiu de 71% para 68%. Embora tenha melhorado, ainda continua majoritária a desaprovação à política de combate ao desemprego. Segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados disseram não aprovar a atuação do governo nessa área, ante 58% no levantamento anterior. Disseram aprovar a política de combate ao desemprego 39% dos entrevistados (36% em julho).

Outro ponto em que Lula é fortemente reprovado é na política tributária, em que 68% dos entrevistados disseram desaprovar a atuação do governo em relação aos impostos. Em julho, o índice era de 69%. A aprovação da política de impostos subiu de 22% para 23% de julho para setembro.

Voltar ao topo