Célula combustível brasileira obtém hidrogênio do álcool de cana

Pesquisadores brasileiros concluiram o desenvolvimento de uma célula a combustível que utiliza o álcool da cana-de-açúcar para obter o hidrogênio necessário para a produção de energia elétrica. Com tecnologia totalmente nacional, o equipamento deve ser comercializado a partir de 2005 e coloca o país no rol daqueles que conseguem produzir energia por meio da quebra de moléculas de hidrogênio.

Composta por uma membrana polimérica recoberta por uma camada de carbono, a célula funciona como um catalisador de energia. Ao passarem pela célula, os átomos da molécula de hidrogênio se separam e liberam elétrons. A energia gerada é condicionada para uso em corrente alternada por um dispositivo próprio.

No momento os pesquisadores concluem a construção de um protótipo com 4 m² de área e capaz de gerar energia suficiente para abastecer um prédio de três andares. A grande novidade do equipamento brasileiro é o uso do álcool da cana e a extração do hidrogênio por meio de um reformador, processo térmico que eleva a temperatura do álcool a 350 graus. Nos Estados Unidos, por exemplo, o hidrogênio é extraído do gás natural.

Voltar ao topo