Câmara pode adiar para dia 30 votação do processo de Dirceu

Brasília (AE) – A votação do processo de cassação do deputado José Dirceu (PT-SP) pode ser adiada para o dia 30. Isto porque não houve quórum para a abertura da sessão da Câmara na tarde de hoje, o que contaria prazo de publicação do processo disciplinar do líder do PL na Casa, Sandro Mabel (GO), necessário para a votação em plenário, na tarde de quarta-feira (09).

Até as 14h30 de hoje, horário limite para o começo da sessão, 34 deputados tinham registrado presença na Casa, 18 a menos do que os 52 necessários. A Secretaria da Mesa Diretora tem usado o prazo de duas sessões para que os processos disciplinares concluídos pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar sejam votados no plenário.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), terá de decidir agora se a votação do processo de Mabel será na quarta-feira à noite. Caso Rebelo não queira realizar sessão noturna, a votação do líder do PL na Câmara terá de ser transferida para o dia 23, data que estava reservada à votação do processo de Dirceu.

O presidente da Câmara estabeleceu o critério de pôr em votação apenas um processo por semana e sempre às quartas-feiras que, tradicionalmente, têm um quórum mais alto.

Com isso, se o processo de Mabel não for votado na quarta-feira à noite e sim adiado para o dia 23, restará o dia 30 ao julgamento do processo do deputado do PT de São Paulo.

Voltar ao topo