Mão aberta

Brasileiros devem gastar mais com presentes neste Natal

Pesquisa do Google aponta que brasileiros vão gastar 10% a mais na compra dos presentes deste ano do que no Natal passado. Foto: Pixabay

Os brasileiros estão dispostos a gastar mais em cada presente neste Natal, segundo uma nova pesquisa do Google que revela o comportamento dos brasileiros durante as compras. O estudo on-line, que teve 500 participantes em outubro de 2018, revela que o número de presentes deve se manter em cinco, mas os consumidores estão dispostos a gastar 10% a mais que no ano anterior.

Escolher o presente, no entanto, nem sempre é fácil para a maioria dos entrevistados. Embora dois terços tenham afirmado que comprar presentes é uma experiência prazerosa e 40% consideram que é uma forma de demonstrar afeto, 1 em cada 4 acha difícil escolher como presentear familiares ou amigos.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Por isso, os consumidores têm recorrido cada vez mais à internet para buscar inspirações e sugestões de presentes para a data. De acordo com a pesquisa do Google, 8 em cada 10 pessoas buscam por presentes de Natal na web. A Busca é relevante tanto para compras on-line, que representam 1 em cada 3, como para aqueles que preferem comprar em shopping centers e lojas de rua.

O Natal tem grande relevância para o mercado, sendo a principal data para o varejo brasileiro, à frente inclusive da Black Friday. Segundo previsão do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) a ocasião deve movimentar R$ 53,5 bilhões em compras.

Confira, abaixo, os principais insights do Google:

Os shopping centers ainda são o lugar preferido para compras, com 43%. Lojas de rua/bairro acumulam 27% da preferência;
Mas 1 em cada 3 compras já é feita on-line;
Preços e ofertas são fatores relevantes para o consumidor no momento da compra (47% e 37%, respectivamente);
Pronta-entrega é importante para 25% dos entrevistados;
Os familiares próximos serão os mais presenteados (66%), enquanto 34% das pessoas presentearão a si mesmas. A lista ainda inclui amigos (27%), família estendida (27%) e funcionários/chefes/colegas (8%);
Os presentes preferidos são roupas, sapatos, acessórios, jóias/bijuterias (41%), seguidos de brinquedos ou produtos infantis (28%) e perfumes ou cosméticos (27%);
Menos de 9% dos entrevistados considera presentear uma obrigação;
As comidas que não podem faltar na ceia são peru (30%) e chester (30%);
Quanto o assunto são receitas, a curiosidade nas buscas é maior pela menos tradicionais como bacalhau (45%) e frango (23%);
Para beber, refrigerantes (53%) e sucos (35%) lideram as preferências;
Em 2017, 92% comemoraram a data com família e amigos. 29% celebram com mais de 15 pessoas e 28% com um grupo de 5 a 10 pessoas.