Temporais deixam 279 desabrigados no Rio Grande do Sul

Três dias de chuva com algumas tempestades de granizo deixaram pelo menos 279 pessoas desabrigadas no Rio Grande de Sul, conforme um levantamento preliminar feito pela Defesa Civil nesta segunda-feira (11). Em General Câmara, na região carbonífera, a 80 quilômetros de Porto Alegre, uma chuva de granizo perfurou o telhado de dezenas de casas na noite de ontem. Segundo o coronel Marco Aurélio Forlin, subcomandante da Defesa Civil, a prefeitura recolheu 264 pessoas a abrigos improvisados em igrejas e colégios.

Em Mostardas, no litoral norte, a 200 quilômetros de Porto Alegre, o prefeito Gilnei Nazareth informou à Defesa Civil que duas ocorrências de granizo, às 2 horas de ontem e às 8 horas desta segunda-feira, danificaram o telhado de mil residências. Duas famílias com dez pessoas tiveram de ser levadas para um abrigo provisório. Como a chuva prosseguiu por todo o dia, os bombeiros e os funcionários da prefeitura tiveram dificuldades para cobrir com lonas as casas que sofreram danos.

Em Santa Maria, na região central do Estado, a 287 quilômetros de Porto Alegre, o granizo provocou estragos nos telhados de 70 casas, mas não houve necessidade de transferir os moradores para abrigos. Em algumas regiões da cidade de Porto Alegre a precipitação de sábado e de ontem passou da média de 132,7 milímetros das séries históricas do mês de junho. A casa de uma família foi derrubada por um deslizamento de terra. Os cinco moradores foram recolhidos para um abrigo municipal.

Voltar ao topo