Sete municípios gaúchos decretam emergência

A enxurrada que matou 12 pessoas entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado ainda provoca transtornos no Rio Grande do Sul. Sete municípios – Taquari, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Teutônia, Capela de Santana, Bom Princípio e Bom Retiro do Sul – decretaram situação de emergência e outros 12 encaminharam Notificação Prévia de Desastre (Nopred) à Defesa Civil.

Pelo menos 36 mil pessoas foram afetadas e 176 ainda estavam desabrigadas no final da tarde desta segunda-feira (25). Mesmo que o céu esteja limpo desde a tarde de sábado, o nível dos rios que correm para o Lago Guaiba continuou subindo com a chegada da água das cabeceiras.

Em Montenegro, o Caí subiu 5,6 metros, alagou localidades do interior e desabrigou seis famílias. A situação também é de alerta em São Leopoldo, onde o Sinos subiu e ameaça chegar a alguns bairros ribeirinhos.

Em Fazenda Vila Nova, as aulas foram suspensas até que a prefeitura consiga reparar as estradas para dar condições de trafegabilidade aos ônibus de transporte escolar.