Sem medo de investigar a própria casa, prega Lula

Brasília – Ao receber cerca de 500 sindicalistas no Palácio do Planalto ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que cabe ao PT agora dar bom exemplo e investigar todas as denúncias relacionadas ao partido. Lula falou que o PT deve ter um gesto que mostre que não tem ?medo de investigar a sua própria casa?.

Sobre o governo, Lula acrescentou que não há temor das investigações e que será implacável na apuração das denúncias. O presidente reiterou que os culpados devem ser punidos e que não se deve proteger aliados nem perseguir inimigos, mas ressaltou que no Brasil há um hábito de se crucificar as pessoas. ?No Brasil, as pessoas sabem colocar na cruz. Mas tirar da cruz, não tiram mesmo. Nem que a pessoa seja inocente?, disse Lula.

O presidente agradeceu aos sindicalistas pelo que chamou de ?gesto de solidariedade? da categoria, que lotou o salão nobre do Palácio do Planalto. Ao ser aplaudido pelos sindicalistas, que gritavam em favor de sua reeleição, Lula disse que não abre mão de ?construir esse País?.

?Não é apenas um momento de reflexão, mas de ação. É um momento ruim do ponto de vista político, mas importante para que a gente possa consolidar a democracia e provar que é possível exterminar a corrupção da vida nacional. Vocês sabem que nunca brinquei em serviço. Não importa que seja um amigo ou um adversário, não importa que seja o meu partido ou um partido adversário.?

Carta

Durante encontro de uma hora, no Palácio do Planalto, os sindicalistas entregaram a Lula uma carta em que afirmam que alguns setores ?vêm se aproveitando de denúncias contra membros do governo e seu partido? para deses-tabilizar o atual governo. No encontro, o presidente em exercício da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Gomes, disse que Lula pode contar com os sindicalistas para ?fazer as reformas e as mudanças necessárias para tirar o País desse atoleiro que herdou?. Gomes, em seu discurso, também deixou um recado: ?Não se aventurem em tentar mexer e desestabilizar o governo Lula, porque os trabalhadores, o movimento sindical, os estudantes e os movimentos sociais vão reagir. O movimento sindical está aqui para reivindicar, mas também para dar apoio a este governo?.

O presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antonio Neto, também manifestou apoio ao presidente Lula. Ele afirmou que todos os sindicalistas reunidos no Planalto tinham um propósito: ?Manifestar apoio no combate à corrupção e no enfrentamento dessa elite raivosa, para que a gente possa dar o Brasil aos brasileiros?.

O presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, Paulo Lucânia, que também participou do encontro, destacou que Lula ?é o único que pode salvar a situação desse povo tão sofrido, o povo brasileiro?.

Representantes da CUT vindos da Bahia presentearam o presidente Lula com um ?kit contra coisa ruim?, contendo uma figa, uma carranquinha do Rio São Francisco, sabonetes de arruda e sal, e fita de Nosso Senhor do Bonfim. 

Voltar ao topo