Rebeldes colombianos estão recrutando índios brasileiros

São Gabriel da Cachoeira – A Polícia Federal afirmou, ontem, ter evidências de que guerrilhas marxistas da Colômbia estão recrutando índios brasileiros conforme a guerra pressiona a fronteira de seu gigante vizinho. Eles citaram a história de dois índios que dizem ter sido convocados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, o grupo guerrilheiro conhecido como Farc, como prova do que acreditam ser um problema crescente.

“Essa é a primeira documentação oficial de recrutamento, baseada em evidências de familiares e de pessoas recrutadas”, afirmou um porta-voz da polícia federal na cidade de São Gabriel da Cachoeira, na região mais remota da Amazônia. “Essa é a confirmação de que as guerrilhas estão recrutando brasileiros, a maioria deles índios.” A polícia brasileira já suspeitava que as Farc e traficantes de drogas usavam índios brasileiros para carregarem estoques e limparem faixas aéreas clandestinas na floresta amazônica.

Como parte de uma nova ação da política para deter os grupos que usam o território brasileiro, a polícia federal recentemente encontrou dois índios que foram obrigados a entrar para a guerrilha na Colômbia, mas conseguiram fugir. Eles disseram que dois índios voltavam para o Brasil após uma tentativa mal-sucedida de trabalhar no comércio de ouro da Venezuela quando membros da Farc os convidaram para beber com eles no norte da fronteira brasileira, na cidade de Cucui, a cerca de 160 km de São Gabriel, afirmou a polícia federal.

Enquanto isso, em Bogotá um dos maiores traficantes de cocaína colombiana, o americano de origem cubana Alex De Cubas, proprietário de submarinos utilizados para o transporte de droga, foi preso em Medellin e será extraditado em breve para os Estados Unidos. “De Cubas era tão importante quanto Pablo Escobar, em matéria de quantidade de cocaína exportada da Colômbia para o exterior”, revelou um policial. A Colômbia é o primeiro produtor mundial de cocaína, com cerca de 700 toneladas por ano. Três quartos desta quantidade são exportados para os Estados Unidos e a Europa.

Alex De Cubas, 45 anos, ex-campeão de luta, foragido desde 1990, era procurado pela Administração antidroga americana (DEA, sigla em inglês) e pela polícia colombiana. O traficante foi localizado e detido em setembro passado, em Medellin, em frente ao prédio onde Pablo Escobar tinha sido assassinado no dia 2 de dezembro de 1993 pela polícia. “Uma estranha coincidência”, segundo o mesmo policial. Alex De Cubas, 18 anos na época, e seu melhor amigo Kevin Pedersen venceram, nas suas respectivas categorias, o campeonato de luta do Estado da Flórida.

Voltar ao topo