Protesto na visita do FMI ao Brasil

Rio

(Das agências) – A vice-diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Anne Krueger, foi recebida com gritos de protestos ao chegar ontem na sede do Banco Central, no Rio de Janeiro. Ela entrou pela garagem, nos fundos do prédio, acompanhada do representante do FMI no Brasil, Rogério Zandamella, e do porta-voz do FMI, Tom Dowson. Manifestantes do PSTU fizeram protesto na entrada da garagem. Os representantes do FMI foram recebidos por gritos “Fora já! Fora já daqui! Fora FHC! Fora FMI!??.

Alguns chegaram a bater com a haste da bandeira do Brasil na porta da garagem do BC durante a entrada de Anne Krueger. Esta é a primeira visita de Anne Krueger ao Brasil desde que assumiu o cargo. Ontem ela se encontrou com o presidente do Banco Central brasileiro, Armínio Fraga, e hoje ela voltará a se encontrar com Fraga ao meio-dia, em uma reunião da qual participará também o ministro da Fazenda, Pedro Malan. Às 15h45 ela estará com o ministro do Desenvolvimento, Sergio Amaral, e às 17 horas, com o presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo o diretor-executivo do FMI para o Brasil, Murilo Portugal, a vice-diretora não deve conceder entrevista no Rio, e provavelmente só falará com a imprensa hoje em Brasília. No encontro que terá com Anne Kruger, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sergio Amaral, falará sobre o protecionismo dos países ricos. Ele vai aproveitar o encontro para dizer que os países emergentes poderiam estar exportando bem mais e, com isso, financiando suas contas externas com exportações, se não fossem as barreiras tarifárias e não tarifárias impostas pelas grandes potências, como os Estados Unidos e a União Européia.

O diretor do Banco Itaú e ex-diretor do Banco Central Sérgio Werlang disse ontem acreditar que o FMI e o governo “estão deixando tudo engatilhado para, assim que sair o resultado da eleição presidencial, assinar alguma coisa”. Werlang afirmou que, embora certamente a vice-diretora-gerente do (FMI), Anne Krueger tenha vindo oficialmente ao Brasil para participar de um Congresso de Econometria em São Paulo, o fato de ela ter agendado outros encontros com autoridades, além da reunião com o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, indica que ela pode estar aproveitando a viagem para negociar um futuro acordo.

Voltar ao topo