Portugal quer atividade conjugada com o Brasil

O presidente português, Jorge Sampaio, convidou ontem o novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para uma visita de Estado a Portugal e o convite foi aceito, com data a ser marcada.

Os dois chefes de Estado se encontraram no Palácio do Planalto e conversaram sobre o avanço das relações bilaterais e no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, atualmente presidida pelo Brasil.

Sampaio defendeu iniciativas conjugadas de brasileiros e portugueses em terceiros países, especialmente na África e na União Européia.

“Pode haver parcerias de capital brasileiro e português que avancem para a Europa, permitindo, com isto, o escoamento dos produtos brasileiros (para a União Européia) enquanto as negociações entre Mercosul e UE não evoluem”.

O presidente de Portugal admitiu que é difícil a negociação entre os dois blocos, porque “a própria política agrícola européia está a ser revista”.

“Esperamos que isto possa evoluir nos próximos anos, de modo a albergar uma nova perspectiva para a negociação com o Mercosul.

Sampaio ressaltou que os empresários portugueses fizeram uma forte aposta no Brasil nos últimos anos.

Voltar ao topo