Políticos homenageiam Martinez

Deputados federais, vereadores e outras autoridades políticas de todo o País se reuniram, ontem de manhã, na sede da rede de TV CNT, de propriedade da família Martinez, em Curitiba, para homenagear o presidente nacional do PTB, José Carlos Martinez, morto em um acidente de avião na manhã do último sábado. Os políticos levaram apoio à família do parlamentar que, apesar de bastante abalada, também compareceu à sede da empresa.

Em entrevista coletiva à imprensa, os deputados Josué Bengtson (PTB-PA), José Múcio Monteiro (PTB-PE), e Ricart de Freitas (PTB-MG), anunciaram o nome do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) como possível sucessor de Martinez na presidência nacional do partido. “A indicação foi feita pela própria família Martinez”, revelou Ricart.

José Múcio apontou Jefferson como a pessoa ideal para dar continuidade ao trabalho desempenhado por Martinez. “Jefferson deve ser, com certeza, o novo comandante do PTB”, afirmou. “Só falta que isto seja formalizado. Temos certeza que, se o Martinez pudesse indicar um sucessor, indicaria o Roberto Jefferson.”

Consternado com a morte do companheiro de partido, Roberto Jefferson se emocionou ao confirmar que sua indicação à presidência do PTB havia sido feita pela família de Martinez. “Convivi com o Martinez nos últimos vinte anos de minha vida”, disse. “Eu tinha mais contato com ele do que com minha própria esposa, meu pai e meus filhos. A decisão de eu assumir como presidente do PTB, a partir de uma indicação da família Martinez, já foi tomada e só falta ser formalizada. Os filhos do Zé Carlos e os seus irmãos disseram que o sonho dele era que eu o sucedesse. Eles disseram que, se ele tivesse de entregar o bastão, ele entregaria a mim. Numa reunião à noite, fui eleito por aclamação”, afirmou o deputado, acrescentando que outro político deverá assumir a liderança do PTB na Câmara.

Jefferson também reafirmou apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, mas salientou que a legenda pretende lançar candidatos a prefeito no maior número possível de cidades, no ano que vem: “Só tem torcida o time que entra em campo, e nós vamos disputar”, afirmou ele, lembrando que o partido é mais forte nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Espírito Santo.

“Queremos apoiar a reeleição do presidente Lula, mas pouco valeremos se nós não tivermos base para eleger os deputados”, ajuntou, ressaltando que o partido quer ter candidato próprio a presidente em 2010.

Presidente confirma presença

Brasília

– A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará hoje de manhã em Curitiba, para participar do velório e da cremação do corpo do deputado federal José Carlos Martinez, presidente nacional do PTB, morto em acidente de avião no litoral paranaense no sábado.O corpo de Martinez será velado na Assembléia Legislativa até as 11h, seguindo-se uma cerimônia de cremação.

O velório promete reunir políticos que foram adversários ferrenhos nas eleições de 1989. Além de Lula, também confirmou presença o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que renunciou em 1992 em meio a denúncias de corrupção. Sua chegada a Curitiba estava prevista para ontem à noite, como a do presidente de honra do PDT, o ex-governador Leonel Brizola. Não se sabe, porém, se Lula se encontrará pessoalmente com Collor de Mello. Os dois não se vêem há mais de 14 anos, desde a eleição de 89, quando Collor derrotou Lula no segundo turno.

Voltar ao topo