Oito presidentes estarão na posse de Lula

O presidente eleito estava bem-humorado ontem e disse que nem que chova granizo no dia da posse, ele vai deixar de subir a rampa do Palácio do Planalto. A previsão é de que chova amanhã em Brasília. Ontem novos ensaios foram realizados para a solenidade da posse, com grande participação e curiosidade popular.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou ontem o primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, na Granja do Torto, foi no sentido de estreitar as relações entre os dois países, fora do campo sentimental. Os dois falaram em redescoberta do Brasil. Lula disse ainda que o Brasil ainda não soube aproveitar o potencial que Portugal tem a oferecer.

Ontem houve um jantar com o ministro indicado da Integração Nacional, Ciro Gomes. Lula vai passar o réveillon na residência oficial da Granja do Torto com a família, e disse que quer descansar para a cerimônia do dia 1.º.

Estrangeiros

Entre 250 e 300 convidados estrangeiros devem participar da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 1.º de janeiro em Brasília. Segundo o Itamaraty, serão 110 delegações e 80 convidados especiais, entre personalidades políticas, artísticas e culturais.

Até o início da tarde de ontem, nenhum dirigente estrangeiro havia chegado a Brasília.

Ministros

A cerimônia de transmissão do cargo de ministro das Relações Exteriores de Celso Lafer para Celso Amorim acontece no próprio dia 1.º, às 18h15, informou a assessoria do Itamaraty. Nos outros ministérios, a transmissão acontece no dia 2.

Entre presidentes e primeiros-ministros que virão para a posse de Lula, a maioria é de países latino americanos : Argentina, Venezuela, Uruguai, Portugal, Bolívia, Peru, Chile, África do Sul, Guiné Bissau, Suécia e Guiana. A Espanha será representada pelo príncipe herdeiro, Felipe de Bourbon, os Estados Unidos, pelo representante comercial, embaixador Robert Zoellick.

Também está prevista a presença do Comissário de Comércio da União Européia, Pascal Lamy. Segundo o Itamaraty, a maioria dos países europeus será representada ou por ministros, ou por parlamentares ou pelos embaixadores no Brasil.

Bush

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, enviará uma delegação de quatro pessoas para representar o seu governo na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela será liderada pelo chefe do Escritório de Comércio da Casa Branca (USTR), Robert Zoellick – o principal negociador dos Estados Unidos para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

O senador republicano Michael Enzi, de Wyoming, será o enviado especial do Congresso norte-americano. John Maisto, assessor especial de Bush e diretor para Assuntos do Hemisfério Ocidental, do Conselho de Segurança Nacional, também fará parte da equipe, que contará também, como se esperava, com a embaixadora dos EUA no Brasil, Donna Hrinak.

Voltar ao topo