Nova tecnologia permite reciclagem de seringas

Os empreendedores Marcelo Bitencourt e Amine Youssef, do pólo de eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (MG), inventaram um aparelho que pode ser a solução para o descarte de seringas em hospitais, clínicas e laboratórios.

O NEX – Reciclagem de Lixo Perfuro Cortante reciclará a agulha e o plástico. Depois de fazer a aplicação, a seringa será colocada em um extrator que puxa o aço. A agulha cairá em um compartimento interno. O plástico será depositado em outra parte do aparelho.

Após a separação dos materiais, o NEX eleva a temperatura nos compartimentos em 1680 graus, esterilizando e derretendo as partes da seringa. “Qualquer tipo de organismo é morto no processo. O aço e o plástico derretidos são transformados em blocos que podem ser vendidos e reciclados”, explica Marcelo Bitencourt.

Amine Youssef conta ainda que o aparelho pode incinerar até 40 seringas por hora, evitando acidentes de trabalho e lixo hospitalar. “O Ministério da Saúde exige que seringas descartáveis não sejam reutilizadas. O NEX pode dar credibilidade à instituição hospitalar, já que a reciclagem pode ser feita em frente ao paciente”, explica Amine.

Incubadora de empresas

A empresa de Marcelo e Amine, Amma Home Care, nasceu na incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). “O primeiro produto da Amma, o desintegrador de agulhas NTF, foi criado com o apoio do Sebrae. A construção do protótipo só foi possível graças ao programa Sebraetec”, lembra Amine.

Flávio Baeta, técnico da unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae/MG, afirma que “o Sebrae apoia os empreendimentos criados na incubadora, oferecendo orientação empresarial e subsídios para programas de inovação tecnológica”.

As incubadoras são uma alternativa para criação de empresas, já que oferecem todo apoio ao empreendedor como espaço físico, consultorias, capacitações gerenciais e infra-estrutura operacional e administrativa.

Serviço:

Assessoria de Imprensa Sebrae em Minas Gerais – (31) 3371-8985/903

Por Ricardo Guimarães

(Reprodução – Agência Sebrae de Notícias – ASN – asn@sebrae.com.br)