Marco Aurélio de Melo assume a Presidência pela senda vez

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio Melo, assume a Presidência da República pela segunda vez, amanhã à tarde, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso embarca para a reunião de cúpula do Mercosul na Argentina. Para não se tornarem inelegíveis para a disputa de outubro, os três substitutos imediatos de Fernando Henrique também sairão do país: o vice-presidente Marco Maciel e o presidente do Senado, Ramez Tebet (PMDB-MS), vão na comitiva presidencial para Buenos Aires, e o presidente da Câmara, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), viajou hoje para o Chile.

A temporada de Marco Aurélio no cargo será curta, um pouco mais de 24 horas, ao contrário da primeira vez, que permaneceu na Presidência com grandes festas por mais de uma semana.

Marco Maciel, que é candidato do PFL a uma vaga no Senado por Pernambuco; Tebet, que tenta a reeleição para o Senado, e Aécio Neves, que vai disputar o governo de Minas Gerais, seriam os sucessores naturais de Fernando Henrique, mas não podem assumir a Presidência porque, pela legislação, se tornariam inelegíveis. Assim, até outubro, todas as vezes que o presidente viajar para o exterior, os três precisam se ausentar do País.

Voltar ao topo