Lula se propõe a renegociar dívidas estaduais

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou hoje estar disposto, se for eleito  a renegociar as dívidas que Estados e municípios têm firmadas com a União. Ele disse que a manutenção do superávit primário não ficaria comprometida, pois perdas com eventuais renegociações seriam compensadas com aumento de arrecadação e crescimento econômico. Lula abriu ainda a possibilidade de reavaliar, caso a caso, dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limitam gastos públicos de grandes metrópoles para que os prefeitos possam investir em áreas sociais.

As afirmações foram feitas durante encontro da Frente Nacional de Prefeitos, evento que está sendo realizado em Vitória (ES). No debate sobre os problemas dos centros urbanos, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), questionou Lula sobre as chances de uma nova renegociação da dívida paulistana, que, atualmente, compromete 13% da receita do município. ?Seria ingenuidade minha dizer que não negociaria com cidades como São Paulo e Rio de Janeiro?, disse o candidato. ?Quem ganhar as eleições vai ter que sentar com os prefeitos das grandes cidades?, completou.

Pouco depois, em entrevista coletiva, Lula voltou a comentar o assunto. ?Não vejo nenhum problema o presidente, seja o atual ou qualquer outro, conversar e tentar resolver parte dos problemas sociais dessas cidades?, disse o presidenciável. ?Temos disposição de negociar com prefeitos, com governadores, com todo mundo. Cada situação é uma situação.? Para Lula, é preciso parar com o ?pessimismo de achar que as coisas não dão certo, que são imutáveis, que não podem ser diferentes.?

Voltar ao topo