Livros didáticos são queimados em pátio de escola em São Paulo

Uma quantidade expressiva de livros escolares foi queimada entre a tarde de terça-feira e a manhã de hoje (4) no pátio interno da Escola Municipal Zezé Salles, em Analândia, a 236 km de São Paulo. O material foi amontoado sobre o gramado da escola e consumido pelo fogo.

Avisado por moradores, o vereador Adriano Bezerra (PMDB) acionou a Polícia Militar e foi até o local na companhia de policiais. “Registramos tudo em fotos e vídeos, pois se já é um absurdo queimar livros escolares, imagine fazer isso no pátio da escola e sobre o gramado”, reclamou.

De acordo com o vereador, pela quantidade de cinzas e restos, pelo menos 500 volumes entre livros e apostilas foram incinerados no local. Ele percebeu que alguns exemplares não queimaram completamente e identificou livros didáticos de matemática e geografia. A escola é administrada pelo município, mas recebe recursos do Estado, pois também atende alunos da rede estadual. A diretora Eliana Aparecida Gregoraci está de férias e só tomou conhecimento do ocorrido depois de ser procurada pela imprensa. Ela disse que amanhã tomará providências para apurar o ocorrido. A Diretoria Regional de Ensino, órgão da Secretaria Estadual de Educação, também vai averiguar a denúncia.