Líder do Democratas na Câmara pede expulsão de Lobão Filho do partido

Brasília – O líder do Democratas na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), encaminhou nesta quinta-feira (31) à Executiva Nacional do partido pedido de expulsão da legenda do senador Edison Lobão Filho (MA), que tomou posse ontem (30).

Em nota divulgada por sua assessoria, Lorenzoni questiona a autonomia que o DEM teria na oposição ao governo "com um senador tão ligado ao governo".

O parlamentar qualifica o senador licenciado Edison Lobão, de "traidor". Ele é ex-integrante da bancada do DEM, de onde saiu para se filiar ao PMDB, e hoje ocupa a pasta de ministro de Minas e Energia.

"Politicamente, Lobão Filho tem amplas relações com a base governista. É só lembrar que ele veio para o Senado na vaga deixada por Edson Lobão, o ex-senador que traiu o Democratas e agora ocupa o Ministério de Minas e Energia no governo Lula", diz o deputado na nota.

O pedido do líder se choca com o processo de negociação de desfiliação de Lobão Filho conduzido pelo líder do partido no Senado, José Agripino Maia (RN).

Questionado sobre as declarações de Lorenzoni, o senador lembrou a conversa que teve com Lobão Filho, na qual discutiu a conveniência de sua desfiliação e disse que ?o partido não demandará na Justiça o mandato de Edison Lobão Filho".

José Agripino Maia afirmou que todo o processo de desfiliação está sob a condução do presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). No entanto, ele não acredita que o presidente do partido encampe a proposta do líder da Câmara. "Acho que não é por aí", afirmou.

Ao tomar posse ontem (30), Lobão Filho afirmou que o maior desafio agora é garantir uma desfiliação negociada com o Democratas, antes de escolher uma nova legenda. Ele recebeu convites de filiação do PTB, do PMDB e do PR.

Voltar ao topo