Voo-teste

Lançamento da Nasa da missão Artemis I para a Lua é adiado após falha

missão Artemis I para a lua
Foguete SLS da missão Artemis I da Nasa. Foto: Nasa/Twitter

O lançamento da missão Artemis I, primeiro voo-teste de programa da Nasa para o retorno tripulado à Lua, foi cancelado após o motor três não funcionar como esperado. Uma nova tentativa deve ser feita na primeira semana de setembro.

LEIA AINDA – Cuteleiro de Curitiba é fenômeno na internet com jeito “simprão” e facas indestrutíveis

O primeiro voo-teste do foguete SLS (Space Launch System) com a cápsula Orion, destinada a levar humanos de volta à Lua, estava marcado para a manhã desta segunda (29). Essa etapa não é tripulada.

A contagem regressiva começou 48 horas antes da decolagem, que deveria acontecer na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida.

VIU ESSA? Choque entre galáxias é flagrado por telescópio da Nasa! Confira a imagem

A previsão do tempo indicava 70% de chance de boas condições para o momento do voo. A perspectiva de bom tempo somada à janela de duas horas para o lançamento era animadora.

LEIA AINDA – Curitibana vive sonho de infância ao estagiar na Nasa, “pra chegar lá, não foi moleza”

Além da meteorologia, estava entre as possibilidades eventuais problemas com os sistemas de lançamento. No último “ensaio molhado” (em que o foguete é levado à plataforma e abastecido, simulando todas as etapas até o lançamento), a agência espacial americana acabou interrompendo a contagem faltando 29 segundos. De acordo com os técnicos, o problema que impediu o cumprimento da meta (chegar até 5 segundos do lançamento simulado) foi identificado e solucionado.