Igreja quer combater mulher objeto

Salvador – A “Carta aos Bispos da Igreja Católica sobre a Colaboração do Homem e da Mulher na Igreja e no Mundo”, assinada pelo presidente da Congregação da Doutrina e da Fé do Vaticano, cardeal Joseph Ratzinger, com o aval do papa João Paulo II, divulgada ontem, prega a igualdade entre homens e mulheres, embora não cogite a inclusão do sexo feminino no sacerdócio. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal-arcebispo de Salvador dom Geraldo Majella Agnelo, disse ontem na capital baiana que a Igreja está preocupada com a exploração da mulher nos dias de hoje em todo mundo.

Ele criticou o culto da “mulher objeto” e citou especificamente o turismo sexual como um dos grandes males que atingem o sexo feminino, inclusive no Brasil. Sobre a proibição das mulheres de celebrar missas, dom Geraldo explicou que as pessoas não podem fazer tudo. “Não são todos os homens que estão prontos para celebrar uma missa, assim como todos não podem ser advogados ou professores; cada um tem uma função”, comentou, explicando que nesse caso cada diferença tem um significado.

Ao ser indagado sobre o que mudou em relação à mulher com esse documento, o presidente da CNBB assinalou que “mudou talvez o enfoque, a valorização reconhecida por todos, pois a santidade é o chamamento comum aos fiéis”, disse, citando que as congregações religiosas femininas realizam trabalho notável de caridade e ação social.

Dom Geraldo frisou que o documento prega o combate ao machismo e a todo o tipo de preconceito contra as mulheres. “Não é possível que elas tenham salários inferiores aos homens exercendo a mesma função”, observou. O texto é baseado nas Escrituras, onde o cardeal admite haver algum preconceito contra as mulheres. Contudo, lembrou que o sexo feminino sempre foi muito valorizado pelo catolicismo. “A primeira pessoa para quem Jesus apareceu quando ressuscitou foi Maria Madalena, que foi portadora da notícia aos apóstolos, ainda que também sofressem de algum preconceito pois a princípio não acreditaram, precisaram ir ao túmulo para comprovar a veracidade do fato.”

Disse também que atualmente a mulher é tão importante para a Igreja que a maioria dos catequistas são do sexo feminino. A carta, segundo Dom Geraldo, recomenda que as pessoas façam uma reflexão repassando a Bíblia.

Voltar ao topo