Governo cria empresa pública para a fabricação de chips

Brasil tem uma empresa pública especializada na fabricação de circuitos integrados a partir desta sexta-feira (1º). A Lei n.º 11.759, que cria o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (Ceitec), está publicada no Diário Oficial da União. Segundo o texto, “o Ceitec terá por função social o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas que contribuam para o progresso e o bem-estar da sociedade brasileira. O centro terá por finalidade explorar diretamente atividade econômica no âmbito das tecnologias de semicondutores, microeletrônica e áreas correlatas”.

O uso desses componentes, de acordo com o Ministério de Ciência e Tecnologia, permite a fabricação do circuito de um telefone celular ou de um relógio eletrônico de tamanho reduzido. Esses chips podem ser usados em pequenos computadores portáveis, como laptops ou notebooks.

O primeiro circuito integrado desenvolvido no país deverá sair já no final do próximo ano das instalações da Ceitec. A indústria nacional só fabrica no momento semicondutores simples, como diodos retificadores, de acordo com informações do Ministério de Ciência e Teconologia.

Voltar ao topo