Garota baleada em escola no Rio

Rio

– A estudante do 1.º período de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá Luciana Gonçalves Novaes, de 19 anos, foi baleada no início da manhã de ontem por traficantes do Morro do Turano, no Rio Comprido. Ela foi levada para o Hospitral Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul. Segundo o diretor-médico do Hospital Casa de Portugal, onde a estudante foi atendida, Carlos Alberto Chiesa, a bala perfurou a mandíbula esquerda e se alojou na terceira vértebra do canal medular. Luciana corria ontem risco de morte e se sobreviver poderá ficar tetraplégica.

Pela manhã, moradores do Morro do Turano fizeram uma manifestação em frente à universidade contra o desaparecimento de Fábio Santos da Silva, de 25 anos, e de um menor identificado apenas como Leandro, de 16. O pai de Fábio chegou a passar mal e foi atendido no Hospital Casa de Portugal. Os parentes dos desaparecidos foram levados para a Corregedoria da PM.

Os traficantes fizeram disparos em direção à universidade em represália à morte do traficante Sapinho, ocorrida no sábado à noite, no Morro do Borel, na Tijuca. Sapinho era chefe do comércio de drogas no Morro do Turano. Após o incidente, policiais fortemente armados passaram a proteger a porta da Estácio de Sá. O comandante da PM, coronel Renato Hotz, também foi para o local e conversou com testemunhas. O secretário de Segurança Pública, Anthony Garotinho, determinou a ocupação imediata do Morro do Turano por policiais do 1.º BPM (Estácio) e 6.º BPM (Tijuca). Carros e helicópteros da polícia foram para o local, guardam as entradas da favela e revistam casas. Câmeras foram usadas para registrar a movimentação de moradores e possíveis suspeitos.

A faculdade fechou suas portas e o clima ficou tumultuado durante toda a manhã, com alunos e funcionários deixando o local às pressas. Luciana, que cursa o primeiro período de enfermagem, foi levada para a emergência do Hospital Casa de Saúde de Portugal, que fica logo em frente.

A diretora da Estácio confirmou que o funcionário Marcelo Matos, que trabalha na administração, também foi baleado. Ele foi atingido no glúteo. Aproximadamente 20 policiais civis e militares reforçam o policiamento na área. O comandante da Polícia Militar, coronel Renato Hottz, esteve no local. Helicópteros da Polícia Civil e da Coordenadoria Militar do Governo do Estado patrulharam a Rua do Bispo.

Voltar ao topo