Edição 2012 do Enade tem 20% de abstenção

A edição do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) deste ano teve a participação de 469.478 estudantes concluintes de 16 cursos de graduação ou tecnológicos, como administração, contabilidade e gestão comercial. Do total de inscritos na prova, cerca de 118 mil (20,1%) não compareceram ao local de aplicação.

No ano passado, o índice de abstenção foi de 19%.

A lista dos alunos ausentes será divulgada até o próximo mês pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pelo exame. O estudante deverá informar para sua instituição de ensino o motivo da ausência, e poderá ser dispensado de fazer a prova.

O edital do exame prevê a dispensa por motivos de saúde ou quando o aluno não foi inscrito no Enade por responsabilidade da instituição, por exemplo. Aqueles que não se enquadrarem nos casos previstos terão que fazer o Enade no próximo ano – e até lá, não receberão o diploma.

Enade é obrigatório para os alunos concluintes dos cursos selecionados pelo Inep – a cada três anos, os cursos passam por uma avaliação do instituto. De acordo com o Inep, a edição do Enade deste ano ocorreu sem graves incidentes. O único problema foi registrado em Campo Grande (MS), onde houve falta de energia num local de aplicação.

Voltar ao topo