Deputado tucano pede a Garibaldi CPI sobre cartões

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) pediu nesta quinta-feira (31) apoio ao presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), para a instalação de uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) destinada a investigar o uso irregular de cartões corporativos por autoridades do governo. O senador concorda em que há descontrole de gastos desses cartões, mas reafirmou sua posição de que é preciso aguardar as conclusões da Controladoria Geral da União (CGU) sobre as denúncias.

"Mas a CGU não tem poderes para quebrar sigilo bancário e fiscal e precisamos aprofundar as investigações", reagiu o deputado Sampaio. Ele contou que já falou com vários parlamentares sobre a CPI dos Cartões Corporativos e marcou conversas para depois do carnaval, quando o Legislativo retoma suas atividades. "Precisamos parar com o argumento de que isso envolve partido de oposição contra governo. Significa ética e uso de dinheiro público." Pelo menos um aliado do governo mostrou interesse em apoiar a CPI, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), da Força Sindical.

Sampaio disse que relatou a Garibaldi que, no dia 23, a Procuradoria Geral da República (PGR) concluiu que há sim procedência para abrir inquérito sobre o uso de 42 cartões pela Presidência da República, ao analisar uma representação de sua autoria apresentada em 2003. "Ou seja, cinco anos depois ficou constatado que os cartões foram usados indevidamente", afirmou. O deputado entregou a Garibaldi Alves toda a documentação que vem estudando desde 2003. "Ele (Garibaldi) foi muito cortês e ficou de analisar os documentos.

Voltar ao topo