Comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro é afastado

Rio de Janeiro – O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, anunciou nesta terça-feira (29) o afastamento do coronel Ubiratan Ângelo do cargo de comandante da Policia Militar do estado. O novo comandante da PM do Rio será o coronel Gilson Pitta Lopes, que chefia atualmente a Inteligência da PM (PM2). Pitta Lopes assumirá o cargo quinta-feira (31).

Beltrame disse que o coronel Ubiratan foi afastado por não tomar as rédeas em determinadas situações que vinham se repetindo na policia. Segundo ele, a decisão foi tomada ontem (28) de manhã, e a gota d’agua foi a passeata realizada por oficiais no final de semana, reivindicando melhores salários. O secretário classificou de insubordinação a manifestação dos oficiais.

De acordo com Beltrame, as polícias têm livre acesso para conversar com a secretaria. Ele ressaltou que sempre considerou importante a questão dos salários e lembrou que, já no primeiro ano do governo de Sérgio Cabral, concedeu um aumento. "Temos que ter um tom para conseguir aquilo que a gente quer, e acho que a Secretaria está, e esteve, sempre ao lado da Policia Militar. E nós estamos juntos em toda essa fase. Acho que eles poderiam olhar para o que foi feito", disse Beltrame.

O coronel Antonio Carlos Soares David, que é comandante de Policiamento da Capital assume o cargo de chefe do Estado-Maior, substituindo o coronel Samuel Dias Dionísio.

O coronel Ubiratan Ângelo entrará em férias, e os oitos oficiais da ativa que participaram da manifestação vão ser exonerados e ficarão fora de função até segunda ordem.

Voltar ao topo