Cenipa afirma que é impossível garantir total segurança nos vôos

O brigadeiro Kersul Filho, chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), departamento da Aeronáutica, afirmou nesta quarta-feira (18), em entrevista coletiva, que por mais constatações de segurança que se tenha do transporte aéreo não dá para garantir total segurança com relação aos acidentes. "Por mais que façamos, por mais seguros que sejam os aviões e aeroportos, não temos garantia de que não haverá acidentes, assim como no transporte marítimo e terrestre", declarou.

Kersul Filho reforçou a afirmação do superintendente de Engenharia da Empresa Brasileira de infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Armando Schneider Filho, ao negar as hipóteses de aquaplanagem no caso do acidente do Airbus A-320 da TAM, ontem, que vitimou cerca de 200 pessoas. "Não dá para dizer que teve aquaplanagem", frisou.

Segundo o brigadeiro, a comissão responsável pela investigação já esteve no local do acidente e colheu os dados necessários para apuração das causas. "Ela (a comissão) já veio a São Paulo e colheu os dados possíveis. Juntando esse quebra-cabeça poderemos começar a dizer o que aconteceu", informou. "Toda investigação responsável requer aprofundamento", complementou.

Respostas

Kersul Filho disse ainda que o acidente com o jato da companhia Pantanal, que derrapou um dia antes do acidente da TAM, não tem relação com esta tragédia aérea. "Não tem ligação com esse", salientou. Com a insistência dos jornalistas em esclarecer motivações para o acidente da TAM, o brigadeiro emendou: "As perguntas que vocês (da imprensa) fazem são as perguntas que nós fazemos. Se tivéssemos essas respostas a investigação já teria sido concluída.

Voltar ao topo