Brasil terá cartilha de segurança para a Copa

Policiais e técnicos da área da segurança pública da Alemanha, reunidos no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, continuam apresentando soluções e sugestões para as equipes de segurança das 12 sedes da Copa no Brasil. O grupo coordenou as ações da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha e agora apresenta as estratégias e resultados no Simpósio de Segurança em Grandes Eventos Esportivos, realizado pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.

Nesta terça-feira (17) um dos temas foi o risco em jogos individuais. O policial federal criminal da Alemanha, Jenny-Claire Detert, abordou situações que ocorreram na Copa de 2006. “Um dos pontos importantes de um megaevento é o credenciamento, pois esta é uma tarefa de proteção, quando você identifica as pessoas que participam, sejam autoridades, jornalistas, convidados, prestadores de serviços, membros das delegações, voluntários e até funcionários da área de segurança”, disse Detert.

Na Copa da Alemanha foram 148.35l pessoas credenciadas, sendo 144.926 concedidas, 2.055 com recomendações para negar e 1.334 rejeitadas. Além de pessoas com antecedentes criminais ou integrantes de distúrbios esportivos, existem também os desequilibrados, que podem oferecer risco ao evento.

O diretor-geral de Polícia Civil ostensiva dos estados, Bernd Manthey, informou que na Europa existe uma cartilha oficial com regras da segurança pública, que é obedecida por todos os integrantes das forças de segurança. O Manual Geral dos Grandes Eventos envolve todos os países europeus. “É uma regra a ser seguida, com itens que vão de pesquisas a relatórios de ações preventivas e ostensivas”, afirmou.

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha, destacou a importância deste Simpósio. “Estamos acompanhando um importante trabalho coordenado pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos que servirá de aprendizado para o trabalho oficial do mundial no Brasil. O Ministério também estuda a possibilidade de implantar a cartilha de segurança na Copa de 2014, o que irá ajudar no planejamento deste evento”, disse Cunha.

Participam do evento o major Antônio Geraldo Hiller Lino, da Defesa Civil, o capitão Cristiano Contijo Mota, da Polícia Rodoviária Estadual do Paraná, os delegados da Polícia Federal Fluvio Cardinelle Oliveira Garcia e Roberto Mello Milaneze, além do inspetor da Guarda Municipal de Curitiba, Claudio Augusto de Oliveira.