Associação acredita que investimento dependerá do andamento do PAC

A Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústria de Base (Abdib) divulgou nesta quinta-feira (20) um comunicado, afirmando que o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), feito nesta quinta-feira pelo governo, apresentou melhor qualidade e abrangência das informações, e destacou como principal ponto a evolução positiva dos cronogramas de investimento.

Nesta quinta-feira pela manhã, antes do balanço, a entidade havia reclamado da demora do Legislativo em relação ao programa. Para a entidade, ao mesmo tempo em que a análise de risco promovida pelo governo resulta em uma série de ações para reverter os problemas, é preciso estabelecer uma agenda de médio e longo prazo para corrigir os problemas na raiz. "Temos de implementar, ao mesmo tempo, tanto uma agenda para atacar as conseqüências no curto prazo quanto outra para remover as causas", disse Ralph Lima Terra, vice-presidente executivo da Abdib.

A Abdib acredita que, se as datas anunciadas para a publicação de editais e para as licitações de importantes projetos de investimento forem realmente cumpridas, haverá um significativo incremento do volume de investimentos privados na infra-estrutura a partir do ano que vem. "São obras importantes, que vão conferir mais competitividade ao setor produtivo e mais qualidade de vida à população em geral", afirmou Terra.

Entre os projetos estruturantes lembrados pelo vice-presidente executivo da Abdib que estão na iminência de publicação de editais ou de licitação para a iniciativa privada, estão os sete lotes de rodovias federais, a restauração e ampliação do complexo rodoviário formado pelas BR-116/324, a ferrovia Norte-Sul, a hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira. "São empreendimentos emblemáticos para a participação privada na infra-estrutura e para o desenvolvimento sustentado do Brasil", explicou Terra.

Voltar ao topo