Ascensão de Garotinho agita mercado

São Paulo (AE) – A ascensão de Anthony Garotinho na última pesquisa Datafolha e as incertezas sobre o cenário externo trouxeram apreensão aos mercados. A bolsa aproveitou o vencimento de Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) Futuro na quarta-feira e deu seqüência ao movimento de realização de lucros. Com isso, o índice caiu 1,16%. O dólar teve a segunda alta seguida, de 0,33%, para R$ 2,157, na roda da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) e no balcão, enquanto o paralelo avançou 0,31%, para R$ 2,287.

Os juros futuros projetaram alta, o risco país subiu 1,23%, para 247 pontos, e o A-Bond ganhou 0,15%, vendido com ágio de 7,40%.

No mercado cambial, também influíram a volatilidade dos juros pagos pelos títulos do Tesouro americano e a alta do petróleo futuro e do risco Brasil. O receio dos investidores é que a pesquisa CNT-Sensus, a ser divulgada hoje, confirme o avanço de Garotinho, que se opõe abertamente à continuidade da política econômica. Segundo operadores, o dólar não tem muito espaço para continuar subindo, na medida em que o capital estrangeiro especulativo continuará fluindo.

Voltar ao topo