Araraquara registra morte de mulher por gripe A

A Prefeitura de Araraquara (273 km de São Paulo) confirmou hoje a primeira morte em decorrência da gripe A (H1N1) neste ano na cidade.

A vítima é uma mulher de 54 anos, que morreu ontem num hospital particular.

A Secretaria da Saúde de Araraquara informou, por meio de nota, que ela sofria de problemas diabéticos e cardiovasculares, o que agravou seu estado de saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Estela Maura Cattelani, afirma que a mulher não tomou vacina contra a gripe e que um exame diagnosticou a doença. Ela estava internada desde o dia 7 de julho.

Cattelani disse que os exames são solicitados em casos mais graves. “Pedimos a análise da gripe quando há aumento da frequência respiratória, dor de garganta, tosse, febre e dores nos músculos e juntas”, afirmou.

O município informou que a vacinação contra a gripe segue regularmente em Araraquara, atendendo prioritariamente gestantes, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da saúde –classificados como grupo de risco.

“A rede municipal de saúde disponibiliza as doses da vacina nas unidades básicas. Até o momento, este é o único caso confirmado na cidade”, diz trecho da nota.

A gripe A (H1N1) já causou mais mortes em 2012 no país do que a soma dos dois últimos anos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, foram 159 óbitos até agora, ante 113 em 2010 e 30, no ano passado.

Voltar ao topo