BNDES acompanha negociação da Varig com credores

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que analisa o projeto de recapitalização da Varig, está acompanhando o processo de negociação da companhia com seus credores. A empresa aérea vem apresentando seu projeto de reestruturação a fornecedores e admite, além da renegociação das dívidas, a possibilidade da conversão de parte delas em capital.

As reuniões têm sido convocadas pela Varig e ocorreram, recentemente, com a presença de representante do BNDES. Novos encontros estão previstos para esta e a próxima semana. O objetivo básico, segundo dois executivos que acompanham o processo, é monitorar a evolução dos entendimentos entre fornecedores e companhia aérea.

?O banco quer que todo mundo participe das discussões e contribua no processo?, disse um executivo de um credor da Varig. Dentre os principais credores, um grupo formou uma espécie de comitê. As maiores dívidas da Varig são com o Unibanco, o Banco do Brasil, a Petrobras e a GE Capital Aviation Services (Gecas), que, segundo a fonte, fazem parte do grupo que se reúne para discutir com a companhia aérea.

Outro executivo comenta que o processo de recapitalização exige a renegociação das dívidas e que, na visão do BNDES, empresas e fornecedores devem debater uma solução. Procurado, o BNDES informou apenas que estuda o projeto e que não pode fornecer detalhes. Hoje (25) pela manhã, durante anúncio da nova operação com as subsidiárias, a Varig negou que um empréstimo-ponte estivesse sendo estruturado, antes do aporte de capital.

Voltar ao topo