BID: Brasil puxa aumento das exportações na Amérca Latina

As exportações dos países da América Latina cresceram 8% em 2003. A estimativa faz parte de estudo divulgado hoje pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que aponta o Brasil como o país que mais influenciou esse resultado.

As projeções preliminares do BID apontam que as vendas externas brasileiras terão um aumento de 21% em 2003. Essa melhora foi possível, em parte, ao aumento das vendas para o Mercosul, principalmente para a Argentina.

O país vizinho voltou a ser um bom mercado para o Brasil após os quatro anos de recessão, que havia prejudicado o comércio bilateral entre os dois países.

Em 2003, a economia argentina deve crescer mais de 7%. Entre 1999 e 2002, o PIB (Produto Interno Bruto) teve uma retração de 20%, a pior crise da história do país.

A Argentina também melhorou seus números de exportações e ajudou no resultado. A depreciação cambial, de janeiro de 2002, trouxe competitividade aos produtos argentinos e estimou as vendas do país vizinho para os EUA e UE (União Européia).

A expansão das exportações da América Latina também ajudaram a puxar um crescimento de 5% das exportações de todo o hemisfério ocidental. As vendas do Mercosul, por exemplo, cresceram 19%, e as dos países da América Central, 12%. As vendas externas dos EUA, por exemplo, tiveram expansão mais lenta, de 3%. (Correio Web/Folha News)

Voltar ao topo