Avião da Varig desce em Brasília com problema no trem de pouso

  Válter Campanato / ABr
Válter Campanato / ABr

O Boeing MD-11 saiu às 8h40 do Rio de Janeiro e fez escala em Brasília às 10h20. O destino final era Manaus.

Brasília – Uma aeronave Boeing MD-11 da Varig pousou em Brasília na manhã de hoje (16) com defeito em um dos trens de pouso. O vôo 2204 saiu às 8h40 do Rio de Janeiro e fez escala em Brasília às 10h20. O destino final era Manaus.

O capitão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Márcio Silva avaliou a aeronave após o pouso em Brasília. Segundo ele, os 108 passageiros não perceberam o problema no trem de pouso.

"A tripulação, que conhece a aeronave, ouviu um pequeno barulho, mas só veio a perceber depois que a torre informou que tinha soltado um pneu da aeronave. A aeronave taxeou mais lentamente até o final, quando os passageiros desembarcaram normalmente", afirmou o capitão.

De acordo com Márcio Silva, a aeronave da Varig possui três trens de pouso, diferentemente de outros tipos de avião. A diferença teria evitado um dano maior. "Essa aeronave, por ter um motor na calda, ela tem um trem auxiliar, que ajuda a suportar o peso da aeronave. Então, foi esse trem que entrou em falência, mas como a aeronave estava leve, os outros trens suportaram bem."

Por conta do acidente, uma das pistas do aeroporto internacional de Brasília ficou fechada por uma hora ? das 10h18 às 11h27. Em nota à imprensa, a Varig disse que um problema no trem de pouso central do MD-11 provocou a quebra do suporte de fixação das rodas, que se desprenderam no momento do pouso em Brasília. Os 45 passageiros que tinham Manaus como destino final foram embarcados em outras companhias aéreas.

A aeronave está no hangar do aeroporto em Brasília para troca da peça. Equipes da VEM, responsável pela manutenção, e da própria Varig já estão acompanhando de perto o reparo e investigando as causas.

O trem de pouso que apresentou o problema só seria removido para manutenção programada em 1.159 dias, conforme plano de manutenção da Varig aprovado pelas autoridades aeronáuticas brasileiras.

Voltar ao topo