Volkswagen mostra o novo Touareg

Faltando duas semanas para a abertura do Salão de Genebra, no dia 4 de março, a Volkswagen resolveu divulgar as primeiras imagens da segunda geração do Touareg, que será lançado no salão suíço.

Além do novo visual, a nova geração do Touareg está maior e passa a contar com uma versão híbrida, a primeira na gama da marca. O modelo traz na dianteira as maiores novidades, como faróis de xenon e LEDs e grade com dois filetes cromados, de acordo com a nova identidade da marca.

Sob o capô e carroçaria novos motores e câmbio são outros destaques. As vendas do Touareg 2011 na Europa começam em abril. No Brasil a montadora alemã afirma que o modelo terá as importações iniciadas no segundo semestre deste ano. Não há informações sobre preços.

Apesar dos 4,3 cm a mais no comprimento, o novo Touareg está 203 kg mais leve, graças a novos materiais e processos de construção. A aerodinâmica do jipão também foi melhorada, uma vez que seu centro de gravidade caiu 2 cm.

O esforço em produzir um SUV menos agressivo ao meio-ambiente se estende à propulsão do veículo, com o inédito V6 TSI, de 333 cv, combinado a um motor elétrico de 47cv. De acordo com a VW, os 380cv dos dois motores levam o Touareg de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e à velocidade máxima de 238km/h.

A emissão de poluentes, ainda de acordo com a montadora, é de 193 g/km de CO2, enquanto o consumo é de 12,1 km/l. Além desse motor híbrido, há um bloco 3.6 litros V6, de 280cv, e outros dois propulsores a diesel. A transmissão oferecida é automática, de oito velocidades.

Estilitas da Volks deram ênfase às melhorias dinâmicas e visuais de seu maior utilitário, que estréia na VW o uso da tecnologia híbrida. Sem divulgar detalhes técnicos, a montadora afirma que o Touareg Hybrid é equipado com um motor V6 a gasolina associado a outro, elétrico – este último é capaz de tracionar o SUV a velocidades de até 50 km/h.

Os proprietários do novo Touareg não terão muito com que incomodar. Isso porque o SUV ganhou o máximo de assistências para que o motorista e os passageiros gastem o mínimo de energia. Da tampa do porta-malas até o rebatimento dos bancos traseiros, tudo pode ser feito por comandos elétricos.

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