Peugeot confirma fabricação do 206 SW no Brasil

Bruno Grundeller, presidente da Peugeot no Brasil confirmou à imprensa especializada durante lançamento da nova geração do 206 1.4, que o Peugeot 206 Station Wagon (perua), será lançado no mercado brasileiro em novembro deste ano.

De acordo com Grundeller, será o segundo modelo da marca a ser produzido em Porto Real, no Rio de Janeiro. A Peugeot deverá usar a mesma plataforma do 206 “hatch”, razão pela qual não precisará investir muito para colocar a “station wagon”.

A versão “station wagon” do Peugeot foi mostrada pela primeira vez ao público, no Salão de Frankfurt de 2001, na Alemanha.Visto de frente, o Peugeot 206 SW é a cara do irmão “hatch”: o capô com vincos acentuados, o conjunto ótico com lentes em formato do olho de felino e até o pára-choque. As maiores diferenças, entretanto, estão nas laterais e na traseira.

Nas laterais, as portas – dianteiras e traseiras – estão unidas em perfeita harmonia. Detalhes como maçanetas embutidas na carroceria, sem cantos vivos, frisos laterais, “spoiler” traseiro com “brake-light”, rodas esportivas, “rack” e antena no teto completam o visual. O “design” agrada de primeira.

O grande destaque do 206 SW está na traseira. Os estilistas capricharam na traseira. Cada detalhe foi minuciosamente estudado. As lanternas, por exemplo, ganharam belo desenho, seguindo da parte superior até a parte inferior do vidro, sendo que as pontas saem pelas laterais, acompanhando a linha do terceiro vidro. Os “borrachões” nas extremidades do pára-choque traseiro seguem o mesmo estilo das lanternas. Entre o vidro traseiro e a placa de identificação do veículo, está colocado o logotipo da Peugeot.

As maçanetas das portas dianteiras são pintadas na cor do carro e estão embutidas, não deixando pontas para fora da carroceria. O mesmo acontece com as maçanetas das portas traseiras, que estão integradas à coluna da janela, seguindo a linha da Alfa 156.

Dianteira

A dianteira é praticamente igual a da versão hatch. O capô rebaixado, com vincos bem acentuados nas laterais, segue a linha dos belos faróis e da grade com o grande logo da marca ao centro. Na parte inferior do pára-choque chama a atenção a grande grade com os faróis de neblina – um de cada lado -, encontrados de série na versão XS. O sucesso do 206 hatch tem sido o design das lentes do conjunto ótico, parecidas com os olhos de um felino. Para o 206 SW foi mantido o mesmo desenho.

Traseira

O grande destaque do 206 SW está na traseira. Cada detalhe foi bem estudado pelos estilistas que capricharam no acabamento. Chama bastante a atenção o desenho das lanternas que se estendem pelas laterais, seguindo as linhas da terceira janela. As lentes são lisas e seguem da parte superior do vidro traseiro, onde está localizado o spoiler com brake-light, até o final dele. Acompanham o desenho das lanternas, os borrachões pretos em cada lado do pára-choque pintado na cor do carro e também na soleira de entrada para o carregamento do bagageiro. O logo da Peugeot está colocado entre o vidro traseiro e a placa de identificação do veículo.

Maçanetas

As maçanetas das portas dianteiras são pintadas na cor do carro e estão embutidas, não deixando pontas para fora da carroceria. O mesmo acontece com as maçanetas das portas traseiras, que estão integradas à coluna da janela, seguindo a linha da Alfa 156. Foram colocados na vertical e para combinar com as faixas pretas em volta dos vidros, também receberam a mesma cor.

Vidro traseiro

Para facilitar a colocação de pacotes no porta-malas, pode-se abrir apenas o vidro traseiro, e não a tampa do bagageiro por inteiro. O vidro é aberto com um simples toque na própria chave, à distância, o que é ideal para o motorista que chega carregado de pacotes. Já para a arrumação da bagagem é necessário abrir a porta inteira, a qual não abre quando o vidro está levantado.

Interior

Dependendo da versão, o condutor conta com acendimento automático dos faróis em caso de redução da luminosidade (cair da noite ou entrada em um túnel), acendimento automático do pisca-alerta em caso de frenagem brusca e sistema de freio com ABS e ESP. Há, ainda, ar-condicionado, computador de bordo, rádio com leitor de CD e comandos no volante, e banco do motorista e volante com regulagem de altura.

Os passageiros da traseira contam com uma boa visibilidade lateral e com três encostos para cabeça. A nova station mede 4,03 metros de comprimento, ou seja, é 19 cm maior que a versão hatch. Isto para oferecer um bom espaço para a bagagem: de 411 a 1.330 litros com o banco traseiro rebatido.

Painel

O painel do 206 SW é harmonioso e conta com acabamento de qualidade. Os instrumentos são de fácil manuseio e visualização e os mostradores possuem o fundo de acordo com a versão. Na XS, por exemplo, o fundo é preto. Já na Color Line, é prata. O computador de bordo permite ao condutor consultar o consumo, a autonomia, a distância percorrida, a velocidade média, etc.

Motor

A motorização do modelo brasileiro não foi anunciada, o que deve ocorrer no segundo semestre. O Peugeot 206 SW é oferecido na Europa com quatro opções de motorização: 1.1, 1.4 litro a gasolina, e 1.4 e 2.0 litros a diesel. O modelo avaliado por MotorCar, equipado com motor 1.1 litro e câmbio manual de cinco velocidades, agradou, e muito, tanto na cidade como na estrada. Mostrou-se ágil, com boas arrancadas, retomadas e estabilidade.

Para o mercado brasileiro, entretanto, o modelo deve chegar primeiramente equipado com motor 1.0 litro que gera 60 cv de potência máxima. Essa motorização oferece um ótimo desempenho, tanto na estrada como no tráfego urbano. O motorista sente-se seguro ao dirigir o 206 SW.

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