Palio Weekend elétrico é extremamente silencioso

Durante o lançamento da nova picape Fiat Strada Adventure Cabine Dupla em Foz do Iguaçu, no final de junho passado, visitamos a linha de montagem de carros elétricos da Usina de Itaipu.

Pioneira no desenvolvimento do primeiro carro a álcool do País e do primeiro veículo Tetrafuel do mundo, a Fiat apresentou aos jornalistas especializados o Palio Weekend Elétrico, uma alternativa ecologicamente responsável para o futuro.

O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi idealizado pela Fiat, a Itaipu Binacional, a empresa suiça KWO, e empresas geradoras de energia, entre elas: Copel, CPFL, Ampla, Eletrobrás e Cemig, Furnas e Correiros.

Olhando por fora, não há diferença entre o modelo elétrico e o Palio Weekend Flex.

A diferença está no seu motor elétrico de 15 kW (20 cv), refrigerado a água, movido por uma bateria de sais de níquel, com a vantagem de ser reciclável.

Mas pesa 165 quilos e ocupa quase todo o espaço do porta-malas. A bateria tem autonomia de 120 km.

Segundo a Fiat. Sua vida útil é de 120 mil quilômetros (ou 1.000 ciclos de carga).

Dirigir um carro elétrico é uma experiência interessante. A primeira reação é conhecida.

De tão silencioso, você fica com dúvidas se o veículo está ligado, mesmo após virar a chave.

Ao acelerar, o carro demorou a responder. “Foi uma opção nossa”, explicou Carlo Rebuschini, coordenador de montagem do veículo.

Isso porque o torque de um carro elétrico, disponível instantaneamente, é poderoso e poderia assustar quem não está acostumado.

Em relação ao Palio Weekend convencional, o modelo elétrico traz painel de instrumentos diferente, assim como o “display” central, no painel, que dá informações sobre a bateria (carga, tensão, temperatura e corrente).

O câmbio também é diferente: a alavanca traz as opções ‘D’ (Drive), ‘N’, (Neutro) e ‘R’ (Ré). O torque é contínuo, portanto não existe a sensação de trocas de marchas.

Para rodar basta ligar a chave de contato, colocar a alavanca de mudanças – com comandos inspirados em “joystick” – no Drive (de dirigir) e acelerar.

O carro não emite praticamente ruídos, apenas um leve zumbido, e deslancha como se fosse um automóvel com câmbio automático.

Ele arranca rápido e ganha velocidade progressivamente. Não há marchas pra trocar nem pedal de embreagem. Depois de estacionar, é só empurrar a alavanca para o lado e passar para a posição Neutro (ponto-morto). Para dar ré, basta puxá-la para trás.

Mas por enquanto, o carro elétrico nacional só está disponível para as grandes empresas de energia. O Palio Weekend Elétrico é adequado para encarar o trânsito congestionado e a poluição das grandes cidades. (BN)

Ficha técnica

Motor: Elétrico Asíncrono Trifase
Potência: 28 kW (37,8 cv)
Torque: 12,6 kgfm
Câmbio: Automático de duas marchas (drive, neutro e ré)
Compr: 4,23 m
Largura: 1,63 m
Altura: 1,50m
Entre-eixo: 2,43 m
Porta-mala: 1.180 litros
Suspensão: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e telescópicos de duplo efeito, molas helicoidais, na dianteira, rodas independentes, braços oscilantes inferiores longitudinais e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e telescópicos de duplo efeito, tipo WET, e molas helicoidais, na traseira
Freios: A disco sólido com pinça flutuante, na dianteira, e a tambor com sapata autocentrante e regulagem autom,ática de jogo, na traseira.
Autonomia: 120 km
Vel. final: 100 km/h 0 a 100 km/h
9 segundos
Preço: R$ 145.000,00