José Bornemann pendura as luvas depois de 31 anos de automobilismo

joseborbeman240108.jpgA partir da temporada 2008, os amantes da velocidade na terra terão que se acostumar com a ausência do ?dinossauro? piloto José Bornemann, nas provas do campeonato paranaense, na categoria Marcas, onde obteve várias conquistas. Nesses 31 anos de automobilismo, Zé Bornemann conquistou 290 troféus, nas 327 largadas que participou. Em pistas de asfalto, José Bornemann participou dos campeonatos paranaense, brasileiro, Mil Milhas Brasileiras, Seis Horas de Curitiba, 500 Milhas de Londrina, Cascavel de Ouro, 12 horas do Rio de Janeiro e Seis Horas de Tarumã.

Foi campeão paranaense de Arrancada em 1989, na categoria Força Livre, Divisão 3. E disputou provas de Jeep Raid e Paranaense de Rally de Regularidade, onde foi campeão em 1995, tendo seu filho Christiano Bornemann como navegador. Mas foi no Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra que José Bornemann obteve suas maiores conquistas, sagrando-se hexacampeão da categoria Marcas. Foi tricampeão, com as conquistas de 1986,1987 e 1988, ganhou mais dois títulos seguidos em 2002 e 2003, e, sua mais recente conquista foi em 2005, fechando seu ciclo vitorioso.

?Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram nesses 31 anos de automobilismo. Patrocinadores, preparadores, pilotos, mecânicos e amigos em geral, pois em todas as categorias do automobilismo nacional, esses grupos são verdadeiras famílias que se ajudam mutuamente. Amigos que numa época muito difícil da minha vida, não mediram esforços para me ajudar. Sei que tem os que me odeiam, mas para esses em dou um conselho: tentem fazer o melhor de si, que um dia terão orgulho de sua carreira?, disse o piloto José Bornemann.

Mas o velho dinossauro vai parar de disputar campeonatos completos, o que não o impede de disputar uma ou outra prova de longa duração com seus filhos Christiano e Lucas. ?Vou passar meus equipamentos para o meu filho mais novo, o Lucas. Também vou continuar indo às pistas para ajudar, com minha experiência, no que for preciso para meus filhos?, concluiu José Bornemann.

Voltar ao topo