EcoSport atinge marca de meio milhão

A Ford comemora a produção de 500 mil unidades do utilitário esportivo EcoSport na fábrica de Camaçari (BA).

Poucas vezes um modelo foi tão importante para uma montadora do que o EcoSport para a Ford.

Fenômeno de vendas em vários mercados, o jipinho veio, há seis anos, de encontro aos desejos de um consumidor que só podia encontrar similar em importados mais caros.

Do meio milhão de unidades produzidas (o modelo é feito só no Brasil), 246.131 foram vendidas no mercado interno e 244.979, exportadas. Hoje o EcoSport é exportado para dez países (Argentina, Venezuela, Equador, Colômbia, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru e México). E tem também unidades rodando em outros 16 países, como Síria e Líbano, no Oriente Médio, além de Cazaquistão, Angola, Nigéria e Etiópia, na Ásia e África.

Reestilizado em outubro de 2007, vendeu no ano passado 44.178 unidades no Brasil, com média mensal acima de 3.600 unidades e participação de 41,6% no segmento de utilitários esportivos compactos.

Entre os atributos diferenciados do Ford EcoSport estão a posição elevada de dirigir, a visibilidade, o grande porta-objetos embaixo do banco do passageiro, o compartimento refrigerado no painel, o fácil acesso ao porta-malas e a capacidade de enfrentar obstáculos.

O modelo, que é oferecido nas versões 1.6 Flex, 2.0 Flex com transmissão manual e automática e 2.0 Flex 4WD, chega também com opções de acabamento XL, XLS, XLT, FreeStyle e 4WD, além de um modelo com motor 1.4 diesel para exportação.

“Mais do que um carro de apelo jovem e desejado por clientes de diferentes perfis, ele é um símbolo de liberdade, conectado com o estilo de vida dos consumidores. As mulheres, por exemplo, são responsáveis por metade das vendas da linha”, diz Antonio Baltar, gerente-geral de Marketing da Ford.