Bora ajudar?

Catedral de Paranaguá pede ajuda de fiéis para encontrar fotos antigas

Catedral de Paranaguá. Fiéis podem ajudar a enriquecer acervo digital da igreja. Foto: Divulgação

Os fiéis que participaram de celebrações religiosas na Catedral Diocesana de Paranaguá antes de 1990, e fotografaram estes momentos, agora tem a oportunidade de participar do acervo digital da igreja. A campanha faz parte do Projeto Marco Zero e busca reunir mais informações sobre o edifício, além de fortalecer os laços com a comunidade parnanguara.

Segundo o bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron, “é importante que os fiéis participem desta campanha, pois nos ajudarão a contar a história da Catedral. A ação também busca valorizar a cultura local eternizando momentos marcantes na vida de cada parnanguara por meio do nosso acervo”.

+ Veja mais: “Maior costelada de Curitiba” acontece neste domingo; veja detalhes!

De acordo com o padre Emerson Zella, “na igreja são realizadas muitas ações de voluntariado, como é o caso da preparação do bolo para a padroeira Nossa Senhora do Rocio, ou a decoração da igreja para celebrações religiosas. Publicar estas imagens no acervo digital é uma maneira de eternizar estes momentos de união e solidariedade da comunidade na Catedral”.

A arquiteta e urbanista, Letícia Nardi, coordenadora do projeto cultural Marco Zero, afirma que a Catedral Diocesana faz parte da vivência católica da comunidade parnanguara. O registro fotográfico do edifício em diversas épocas pode contribuir no processo de restauro proposto pelo Marco Zero.

“Dentro do projeto de restauração, isso pode nos ajudar a entender as diversas mudanças as quais o edifício passou, mas também compartilhar suas histórias e vivências nos dá a dimensão do significado, do sentido do edifício para cada um, para cada família, e vai tornando esse edifício uma referência, um patrimônio de todos”, explicou Letícia.

Os interessados poderão compartilhar, de maneira física ou virtual, os registros de casamentos, festas, missas e batizados realizados no espaço religioso. É possível enviar fotos internas e externas da igreja, imagens da paisagem urbana em geral e do salão paroquial (que era a antiga escola).

Para formar esse acervo de fotografias da comunidade, a imagem pode ser enviada pela internet ou apresentada pessoalmente na Catedral, para a realização de uma cópia. É preciso informar quem é o autor da foto e apresentar um pequeno resumo sobre o contexto do registro fotográfico. As melhores fotos serão selecionadas para a publicação no livro com os levantamentos históricos sobre a Catedral. Os envios podem ser feitos até o dia 30 de novembro de 2024.

Sobre o Marco Zero

O Projeto Marco Zero busca a restauração da Catedral Diocesana Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Iniciado em 2023, esta primeira etapa tem como objetivo levantar informações sobre a construção histórica para planejar a execução da obra. Grande parte das ações do projeto devem ser realizadas em 2024, entre elas o levantamento das características originais do edifício e o envolvimento com a comunidade.

+ Veja mais: Bar de Curitiba com quase 60 anos é sucesso com o caldo de piranha, o “viagra dos rios”

O prédio da igreja é tombado como patrimônio histórico e artístico do Paraná a nível estadual e federal, por pertencer ao conjunto do centro histórico de Paranaguá.

O formulário para envio das fotos pode ser encontrado neste link!. O envio das imagens tem prazo até dia 30 de novembro de 2024. Para atendimento presencial o endereço é Rua Profº Cleto, nº 26 – Centro Histórico, na secretaria da Catedral. Informações pelo whatsapp (41) 98441-1279 ou pelo e-mail mitradeparanagua@gmail.com..

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.