Duster será produzido em São José dos Pinhais

Até que não demorou muito… Depois que a Renault mostrou uma versão de competição do Dacia Duster, a montadora francesa instalada em São José dos Pinhais, Região Metropolitana da grande Curitiba resolveu acabar com o mistério e revelar as linhas finais de seu anti-Ford EcoSport.

“Teremos um novo SUV com tração 4×4 no País em 2011”, disse Jean-Michel Jalinier, presidente da marca no Brasil. Jalinier também fez um balanço do ano da marca, ressaltando o objetivo atingido em número de carros vendidos mesmo diante da crise. E anunciou que a Renault fará um investimento de R$ 1 bilhão em suas operações no Brasil.

O carro ficou mais interessante do que poderia parecer, com um quê de Nissan e de robustez que só vai favorecê-lo nos mercados do mundo. Inclusive em nosso País.

Além de concorrer com o EcoSport, a Renault irá ameaçar o quarto lugar em vendas da marca norte-americana. Contrariando o esperado, o Duster tem muito pouco a ver com o conceito 4×4 mostrado pela Dacia no Salão de Genebra deste ano, fora o nome.

O comprimento, de 4,31 m, e a largura, de 1,82 m, são as únicas medidas divulgadas até agora, ainda que as fotos revelem um veículo que deve ter um generoso entre-eixos (com as rodas, colocadas bem nos extremos da carroceria). O porta-malas terá capacidade para 475 litros de bagagem, bem mais do que o concorrente da Ford.

De acordo com a montadora, o H79 (nome de desenvolvimento do veículo) será fabricado sobre a mesma base do Logan e do Sandero. Aliás, quando o Renault Logan foi lançado no Brasil, se esperava uma série de outras carrocerias, como perua, picape, “hatchback” e utilitário.

Destas, só o “hatch” veio ao País, mas com vantagens. O lançamento mundial do Sandero aconteceu por aqui. O Duster possui ângulo de entrada de 30º e de saída de 35º.

Seu visual é típico de um utilitário, com pára-choques avantajados e suspensão elevada, deixando o carro com uma altura em relação ao solo para uso em terrenos adversos.

As rodas têm 16″ e são calçadas com pneus de uso misto. O modelo ainda possui estribo e “rack” de teto. Entre outros recursos, o veículo virá equipado com freios ABS e “airbag” duplo frontal.

Entre os motores, o Duster terá a disposição o 1,6-litro 16V a gasolina, velho conhecido do brasileiro (em versão flex, evidentemente) e, na Europa, contará com dois motores a diesel, um 1.5 dCi de 85 cv e 105 cv, com 240 Nm de torque a 2.000 rpm.

No Brasil, o Duster terá algumas modificações visuais para ser vendido como Renault, uma vez que na Europa ele será comercializado como Dacia, marca mais popular pertencente ao grupo Renault-Nissan.