Dafra e MV Augusta firmam parceria no Brasil

A Dafra Motos anunciou em São Paulo, uma parceria com a italiana MV Agusta para produção de motocicletas de alto rendimento em sua fábrica em Manaus (AM).

Inicialmente serão montadas em sistema CKD a Brutale e a F4, porém outros modelos podem ser fabricados a partir do segundo semestre de 2012. A produção começará no último trimestre deste ano. Os investimentos feitos na planta em Manaus e o número de empregos gerados com a nova parceria não foram revelados.

No entanto, a linha montagem deverá contar com cerca de dez funcionários, que foram treinar em Varesse, Itália, onde fica uma das fábricas da MV Agusta na Itália.

A outra está localizada em Morazzone. Para Massimo Bordi, vice-presidente da MV, a parceria com a Dafra é fundamental para o crescimento da marca no mundo.

“Queremos vender mil motos no Brasil nos próximos dois anos”, disse o executivo que trabalhou por 20 anos na Ducati. Atualmente, 60% das vendas da MV estão concentradas na Europa (25% somente na Itália).

Em seis anos, a montadora quer que o Brasil represente 20% do total de motos comercializadas, assumindo o posto de segundo principal centro da marca no mundo.

De acordo com o presidente da Dafra, Creso Franco, as concessionárias Dafra Motos não serão responsáveis pela venda dos modelos MV Agusta, que terão pontos exclusivos.

“São produtos que miram públicos muito distintos”, revelou Franco. Serão nomeados entre oito e nove concessionários em São Paulo, Curitiba (PR), Ribeirão Preto (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), entre outros centros. A MV Agusta tem cerca de 500 lojas no mundo.

O modelo F4 é equipado com motor de quatro cilindros de 1.078 cm³ que desenvolve 144 cv de potência a 10.300 rpm e torque máximo de 11,2 mkgf a 8.100 rpm.

Com transmissão de seis marchas e pesando 190 kg, a motocicleta de 2,09 m de comprimento atinge a velocidade de 265 km/h. Com estilo bastante esportivo e “design” moderno, a F4 utiliza rodas de 17 polegadas.

O preço não foi revelado, no entanto ela deve custar em torno de R$ 65 mil. De estilo “naked”, a Brutale 1.090 será responsável pelo maior número de vendas da MV Agusta nesta primeira fase no Brasil.

Com preço por volta de R$ 50 mil, o modelo traz o mesmo conjunto mecânico da F4. Fundada em 1945 pelo Conde Agusta, a MV Agusta produziu motocicletas de alto rendimento até 1971.

Neste período consagrou-se nas pistas de corrida, conquistando 75 títulos mundiais (37 fabricantes e 38 pilotos) em diversas categorias e com pilotos consagrados, como Giacomo Agostini. Os modelos F4 e Brutale passaram a ser fabricadas em 1997 e 2000, respectivamente.