Curitibano monta catálogo de tintas para várias motos

Ele tem as palavras liberdade e igualdade tatuadas em cada um dos antebraços, mas apesar dessa aparência de Hell?s Angel o cara detesta motos. Mesmo assim, a gente tem que considerar o fato: Ricardo Machado Vieira, 25 anos, curitibano do bairro do Boqueirão, é um dos maiores especialistas em tintas para motocicletas do Sul do Brasil.

Dono da Liberdade Color, Ricardo sozinho consegue produzir a tinta usada em 90% das motos repintadas fora das concessionárias especializadas de Curitiba e região metropolitana. Se você é de Curitiba, isso quer dizer que o pintor que personalizou ou recuperou a carenagem da sua bike depois daquela “manobra radical”, provavelmente, foi buscar a tinta apropriada lá na Rua Waldemar Kost, 1153.

O reconhecimento de seu trabalho é dos pintores de motos que o procuram atrás daquela tinta que só ele e mais meia-dúzia de profissionais sabem manipular de modo a ficar idêntica à tinta original. Ricardo se tornou um mestre em “colorimetria” aprendendo na prática.

Ricardo conta que no início aparecia moto pintada com cores que nem o diabo dava conta de fazer igual. Por isso, à medida que foi reproduzindo as tintas foi também montando uma padronização de cores baseada em código milesimal. “Hoje tenho cerca de 200 cores padrões, usadas em motos produzidas em fábricas, e mais 200 cores personalizadas”, afirma Ricardo Machado Vieira.

Voltar ao topo