Clubsport Quattro é o super A1 da Audi

Para celebrar os 30 anos do festival de Wörthesee, na Áustria, a Audi criou uma versão especial do A1. O Clubsport quattro antecipa as formas do futuro S1, que em estágio avançado de desenvolvimento roda pela Alemanha.

O Clubsport traz uma versão altamente modificada do cinco cilindros de 2.5 litros usado no RS3 e no TT RS. Nos carros produzidos, o motor entrega 330 cv, mas para o conceito foram adicionados um resfriador de ar maior para o turbo e escapamento redimensionado para quase absurdos 500 cv de potência. Para efeito de comparação, o A1 mais potente vendido é o S Line, com “apenas” 182 cv extraídos do 1.4 TFSI.

Visualmente, o Clubsport ganhou vários adereços, que denotam o poder do carro. Na frente, o para choque tem enormes entradas de ar para o “intercooler”, e saídas de ar no alto do capô fazem a exaustão do ar quente.

Atrás, um grande aerofólio para segurar a traseira do carro nas curvas e o pára-choque, que além de envolvente, tem um difusor de ar acoplado. Os arcos das rodas – de 19 polegadas – dão um aspecto bem mais esportivo ao carrinho. As saídas de escapamento na lateral dão o toque de super carro.

Internamente, o conceito Clubsport quattro ganhou bancos em concha e perdeu o assento traseiro para reduzir o peso e dar lugar a reforços estruturais.  No lugar do aparelho de som, pequenos mostradores analógicos de carga da bateria, pressão e temperatura do óleo.

Até as alavancas de seta e limpadores foram substituídos por botões no volante e no painel. O desempenho anunciado para o carro é igualmente surpreendente, dados os valores de potência e o peso de apenas 1.390 kg.

De acordo com a Audi, os 100 km/h a partir da imobilidade chegam em apenas 3,7 segundos, e os 200 km/h em 10,9 segundos. Números dignos do superesportivo R8 V10.

Apenas a velocidade máxima limitada aos 250 km/h, talvez seja o único ponto decepcionante do modelo. Entretanto, o Audi A1 Clubsport quattro é mesmo apenas um conceito.

Voltar ao topo