Captiva Ecotec une conforto e economia

Lançado no fim de 2008, o Chevrolet Captiva se transformou em sucesso de vendas.

Em fevereiro de 2009, a GM apresentou uma nova versão do Captiva: a Sport 2.4 16V Ecotec, equipada com motor de quatro cilindros e acabamento mais simples que a versão V6.

O Captiva Sport Ecotec, chegou com pretensão de ser mais econômico para o tanque e para o bolso do consumidor.

À primeira vista, o Ecotec é bem mais simples. Ele tem pára-choques, molduras laterais e maçanetas de cor cinza, enquanto no V6 essas partes são da cor da carroceria ou cromadas.

Suas rodas também têm acabamento cinza, enquanto as do V6 são cromadas e, embora a medida seja a mesma (aro 17).

No Ecotec elas têm seis raios e no V6, cinco. Por dentro, os bancos das duas versões 4×2 são de tecido. Couro só para a 4×4. E o ar-condicionado do Ecotec é analógico, enquanto o do V6 é digital.

A chave do Ecotec tem telecomando para abertura das portas e do tanque de combustível e para o acionamento do alarme, mas não dá partida no motor, como no Captiva V6.

Contudo, o Ecotec não fica atrás em itens de conforto como volante multifuncional, sistema de som com leitor de MP3, computador de bordo, piloto automático e banco do passageiro dianteiro dobrável (que vira uma mesa).

Quanto à segurança, também não há exceções. O Ecotec tem os mesmos equipamentos presentes nas outras versões da linha, como “airbags” frontais, laterais e de cortina, freios ABS, controle de tração TCS, programa eletrônico de estabilidade ESP e monitor de pressão dos pneus.

O motor 2.4 litros Ecotec, a gasolina, capaz de gerar 171 cavalos, considerado um dos mais eficientes propulsores da família General Motors é produzido em diversas fábricas da Europa e dos Estados Unidos.

Para equipar o Captiva Ecotec no Brasil, o motor 2.4 litros sai de Spring Hills, no Tennesse (EUA).

Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o Captiva Ecotec causou boa impressão, principalmente por sua estabilidade.

Nas retas, ele mostrou firmeza ao passar por pisos irregulares. Em curvas, comportou-se de forma equilibrada, transmitindo confiança ao motorista.

A velocidade máxima do Ecotec é limitada eletronicamente em 180 km/h. Seu consumo de combustível foi bom. Ele fez em média 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Mas isso varia de motorista para motorista, principalmente pelo modo de dirigir de cada um.

Seu câmbio automático sequencial de quatro marchas troca marchas com suavidade, mesmo na opção de controle manual. O Captiva Ecotec tem bom espaço interno, bom motor, boa dirigibilidade e um visual moderno. Por isso caiu no gosto do consumidor brasileiro. (BN)

Ficha técnica

Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16V, a gasolina
Cilindrada 2.384 cm³
Potência 171 cv a 6.200 rpm
Torque 22,2 kgfm a 5.100 rpm
Câmbio Automático sequencial de 4 marchas
Comprimento 4,57 m
Largura 1,85 m
Altura 1,70 m
Entre-eixo 2,70 m
Tanque 72 litros de combustivel
Peso 1.678 kg
Suspensão Independente, tipo McPherson com barra de torção, amortecedores hidráulicos pressurizados, na dianteira, e independente, com braços articulados e barra de torção, amortecedores hidráulicos pressurizados, na traseira
Freios A disco ventilado nas quatro rodas com ABS
Porta-malas 821 litros
Preço sugerido R$ 86.990,00