Bronco retoma sua forma limpa

A Ford transformou o Salão Internacional de Detroit 2004 – o NAIAS, North American International Auto Show – nos Estados Unidos, em vitrine para o lançamento de uma das maiores renovações de produtos da história da marca, dentro do que batizou de “Ano do Carro”. Além do novo Mustang, do “crossover” Freestyle, do sedã Five Hundred, do Ford GT e do sedã Mercury Montego, a exibição inclui o utilitário-conceito Bronco.

Volta às origens

Também está sendo apresentado pela Ford no Salão de Detroit 2004 o carro-conceito Bronco, que retoma com sua forma limpa e despojada o espírito do utilitário dos anos 60. Seu desenho resgata características do veículo original, incluindo teto reto e faróis redondos.

Por trás desse perfil, estão avançadas tecnologias, incluindo o motor turbodiesel 2.0 L com injeção de óxido de nitro, transmissão de seis velocidades e sistema inteligente de tração integral, controlado por computador, que opera sem necessidade de intervenção do motorista.

O Ford Bronco tem faróis compostos por LEDs e lâmpadas de halogênio. As rodas são de alumínio, de 18 polegadas, com pneus 265/70 R18. O teto tem duas seções. A parte de trás pode ser removida e dar lugar a um santantônio, que dá ao veículo a aparência de um bugue. Os dois bancos são revestidos em tecido semelhante a couro rústico. O painel traz dois mostradores redondos, com bússola.

Seu motor turbodiesel 2.0 L Duratorq TDCi, de 16 válvulas, com tecnologia “commom-rail”, tem torque de 330 Nm a 1.800 rpm. No modo “overboost”, com nitro, ele produz força extra e chega a 350 Nm. O óxido de nitro (N2O) foi introduzido na Segunda Guerra, para tirar aviões de situações de emergência.

Nos anos 70, foi popularizado pelos corredores para produzir explosões de potência. Cada molécula de óxido de nitro é feita de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio. No processo de combustão, ela se quebra e libera átomos de oxigênio, que dão força adicional à queima. O nitrogênio ajuda a manter a pressão dos cilindros sob controle.

No conceito Ford Bronco, o óxido de nitro é injetado no cilindro quando se aperta um botão no painel, proporcionando uma força extra de 50 cv e ganho de até 24 km/h na velocidade máxima.

A Ford lançou o Bronco original em 1965, para os fãs de aventura e da praticidade. Ele foi produzido em três carrocerias: perua para quatro passageiros com teto removível, picape e “roadster” de duas portas. De 1996 a 1977, mais de 230.000 unidades foram produzidas.

“O conceito Bronco mostra como uma máquina pequena, rústica e com extrema vocação fora-de-estrada pode complementar nossa linha de utilitários esportivos”, disse Steve Lyons, presidente da Divisão Ford.

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