Amarok é um lobo em pele de cordeiro

Lançada pela Volkswagen no dia 5 de fevereiro, em Bariloche, na Argentina, a nova picape Amarok chega para balançar o mercado, com muita tecnologia embarcada e tendo como principais diferenciais o espaço interno e da caçamba. Modelo chega às revendas da marca no início de abril, disponível na versão única “top” de linha Highline Cabine Dupla. A propósito, o nome Amarok tem origem esquimó e significa lobo.

Durante o teste realizado em Bariloche (on e off Road), de aproximadamente 200 km, pudemos constatar que a montadora alemã está disposta a liderar também as vendas no segmento de picapes médias.

A Amarok vem equipada com um motor de alta tecnologia: o TDI de 2,0 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 40,7 kgfm a apenas 1.500 rpm.

Toda esta força não compromete o consumo médio, de 7,6 litros de diesel por 100 quilômetros rodados – 13,1 km/l (em 4×2).

A unidade turbodiesel com injeção direta cumpre as normas mais severas de emissões e são conjugadas, de série, a uma transmissão manual ZF de seis velocidades.

O modelo tem tração 4×4 não permanente (4Motion) que proporciona um excelente desempenho em qualquer condição de piso, principalmente fora de estrada e é identificada pelo algarismo “4” em vermelho na designação do modelo.

Esta versão utiliza acoplamento por engrenagens, sistema amplamente adotado no segmento das picapes. Acionando um botão, o torque é repartido igualmente entre os dois eixos. Para enfrentar situações mais difíceis, a caixa de câmbio dispõe de um sistema de redução para todo o terreno que permite transpor os trechos mais exigentes, até mesmo subidas íngremes, com ângulo de 45º (100% de inclinação), com o veículo totalmente carregado.

Ao mesmo tempo, a suspensão progressiva de alta resistência (Heavy Duty), com três camadas de molas principais e duas secundárias, garante proteção elevada contra sobrecarga e conforto uniforme em todas as condições.

A picape da Volkswagen distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões na sua classe.

Ela conta com airbags do motorista e do passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. Vários dispositivos garantem uma elevada segurança ativa. O programa eletrônico de estabilidade (ESP), opcional, é uma das novidades.

Como parte integrante da função ESP, o modelo, quando dotado de gancho de reboque, conta também com um sistema de estabilização do conjunto.

Outro exemplo é a possibilidade do acionamento da função “off road”, ao toque de um botão, até uma velocidade de 100 km/h.

O ESP, os bloqueios eletrônicos dos diferenciais (EDS), o controle de tração (ASR) e o sistema de frenagem antibloqueio (ABS) são adaptados a condições off road exigentes, o que faz com que o ABS reduza significativamente a distância de frenagem na terra e em pisos de cascalho.

Abaixo de 30 km/h, com a função “off road” ativada, entra em ação o assistente de frenagem em descidas, que mantém a velocidade constante em declives.

O sistema permite, pela primeira vez nesta classe, que o motorista ajuste a velocidade, acionando o pedal do acelerador ou do freio, com o assistente de frenagem em descidas funcionando. Nos veículos sem ESP, a função “off road” abrange de série o ASR e o ABS para off road.

,Ficha técnica

Motor: 2.0I 120 KW CRTDI Biturbo R4
Cilindrada: 1.986 cm³
Potência: 163 cv a 4.000 rpm
Torque: 40,7 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Manual de 6 marchas
Comprimento: 5,321 mm
Largura: 1,954 mm
Altura: 1,834 mm
Entre-eixo: 3,095 mm
Caçamba: 1.047 kg
Freios: Discos sólidos, na dianteira, e tambores, atrás. ABS e EBD opcional
Tanque: 80 litros
Aceleração: 11,1 segundos
Velocidade: 181 km/h de acordo com a VW