ANP aponta produção de gás natural como foco do próximo leilão

Rio de Janeiro – O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, admitiu nesta terça-feira (17) que o foco em gás natural da 8ª Rodada de Licitações para Exploração de Petróleo e Gás no Brasil, marcada para novembro, tem relação direta com a estatização dos recursos naturais na Bolívia.

Por isso, comentou, pensou-se inclusive em antecipar o leilão para agosto, depois que o governo orientou a ANP e a Petrobras no sentido de que tomassem medidas, ?cada uma no seu terreno, para fazer com que no prazo mais curto possível se pudesse trabalhar com a idéia de chegar à auto-suficiência em gás?.

A ANP, informou, manteve o eixo da 8ª Rodada em áreas que apresentam maior propensão à produção de gás. E já estuda as áreas e blocos a serem incluídos no próximo leilão, previsto para 2007, "talvez antecipado para o primeiro semestre.

Lima também lamentou a falta de recursos para a realização das pesquisas geológicas, hoje em 28% das Participações Especiais ? anteriormente, eram 40%.

A participação especial é a compensação financeira extraordinária devida pelos concessionários de exploração e produção de petróleo ou gás natural, nos casos de grande volume de produção ou de grande rentabilidade, a ser paga a partir da data de início da respectiva produção. Os 28% corresponderiam a cerca de R$ 2 bilhões.

Voltar ao topo