Aberta ao tráfego da duplicação da rodovia entre Cascavel e Toledo

A viagem entre Cascavel e Toledo pela BR-467 já está mais segura e mais rápida. O governador em exercício Hermas Brandão e o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, estiveram nesse sábado (16),  em Toledo e em Cascavel para fazer a liberação da primeira parte da duplicação da rodovia.

Foram abertos ao tráfego os 16 quilômetros entre Toledo e o distrito de Sede Alvorada, em Cascavel. Neste segmento foram aplicados R$ 13 milhões, dos R$ 70 milhões que estão sendo investidos na total duplicação dos 45 quilômetros que distanciam as duas cidades mais importantes da região.   

O governador lembrou que a construção da nova pista era uma reivindicação de 40 anos do Oeste do Estado e que a obra está sendo realizada exclusivamente com recursos do Governo do Estado.

?São impostos pagos pela população retornando em benefícios em uma das regiões mais produtivas do Estado?.  Região que tem colaborado na geração de impostos e, principalmente, de empregos. Era um compromisso com o Oeste do Paraná, que está sendo entregue pelo Governo do Estado?,disse Hermas.

Durante a solenidade Hermas anunciou ,ainda,  que o Governo do Estado vai iniciar os projetos para a iluminação da rodovia nos perímetros urbanos de Cascavel,  de Sede Alvorada (distrito de Cascavel) e de Toledo. Segundo ele, a Copel, a Secretaria dos Transportes e as prefeituras estarão envolvidas na execução dos estudos

?A duplicação está criando uma grande avenida entre os dois municípios. É uma estrada muito bonita que nós vamos deixar ainda mais bonita e moderna?, disse Hermas

Para o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, os investimentos da rodovia terão ainda mais efeitos a médio e longo prazo. ?Está sendo criado aqui um grande eixo entre diversas cidades da região e os estados vizinhos?, disse, ao citar a construção da estrada de Toledo a  Quatro Pontes, entregue no ano passado. ?A ligação com o Mato Grosso do Sul está cada vez mais fácil e rápida?, completou.

Tizzot também agradeceu e elogiou a dedicação do corpo de funcionários do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a realização e conclusão da tão esperada obra.

?O DER foi peça fundamental para a conclusão dessa tão sonhada obra. A começar pelo projeto, que foi executado inteiramente por nossa equipe, o que garantiu economia aos cofres públicos. E, depois com a seriedade de sempre no acompanhamento das obras.?. afirmou.

Integração e segurança 

Para o  prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, a duplicação cria condições para a aproximação das economias de Toledo e Cascavel . ?O investimento faz com que a economia do Oeste consiga rodar com mais facilidade e que as cidades tenham condições de aprimorar suas ligações comerciais.?, constatou. 

Além criar melhores oportunidades para a região na área econômica, a duplicação vai diminuir o alto índice de acidentes na BR-467. Essa avaliação foi feita pelo prefeito de Cascavel,  Lísias Tomé. Para ele,  quem mora em Cascavel, Toledo e região sabe dos perigos e riscos que todos passavam ao utilizar essa rodovia. ?Perigos que foram eliminados com a duplicação?.  

Obras

Estão em fase final os trabalhos dos 19 quilômetros seguintes, do final de Sede Alvorada até o cruzamento da BR-476 com a avenida Jorge Lacerda. De acordo com o DER de Cascavel, devem ser liberados ao tráfego, nas próximas semanas, cerca de dez quilômetros do lote. ? Dependemos apenas de algumas intervenções para que o tráfego possa fluir em mais dez quilômetros da pista duplicada?, informou o superintendente do DER de Cascavel, Milton Podolak.

Já na parte urbana, a duplicação, nos 10 quilômetros da BR-467 que cortam Cascavel, segue em ritmo acelerado. Os trabalhos contam com a construção de seis viadutos no município( nos cruzamentos da BR-467 com a Jorge Lacerda, Jacarezinho, Barão do Rio Branco, Piquiri, Rocha Pombo e Theobaldo Bresolin). Outros dois viadutos estão sendo construídos em Toledo (cruzamento com a Parigot de Souza e com a Egídio Munaretto).

?A duplicação da via dentro de Cascavel cria um eixo local  de desenvolvimento e elimina o isolamento da região Norte do município?, reforçou Tizzot. Estima-se que 50 mil habitantes serão beneficiados diretamente com a integração que a obra vai causar entre os bairros da cidade.

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