Yoko consegue acordo e encerra disputa de 20 anos

Yoko Ono conseguiu hoje um acordo extrajudicial com o ex-assistente Frederick Seaman, pondo fim a uma disputa de 20 anos pelos direitos de fotos, cartas, manuscritos e outros objetos pertencentes a John Lennon. O anúncio do acordo, favorável a Yoko, foi feito pouco antes de um tribunal ouvir as considerações finais das duas partes.    

Como parte do acordo, Seaman admitiu ter explorado a memória do ex-beatle em benefício próprio e tornou público seu pedido de desculpas a Yoko, Lennon e o filho do casal, Sean. ?Depois de mais de 20 anos, é hora de pedir perdão pelos constrangimentos que causei?, declarou.    

No centro da batalha judicial estavam 374 fotos tiradas por Seaman a serviço de Lennon. Ele foi contratado pelo casal em 1979 e demitido em 82. Pelo acordo de hoje, Seaman desistiu dos direitos autorais, e também terá de devolver todos os itens relacionados a ele que estão em sua posse, com um prazo de dez dias.    

O tribunal abriu seus trabalhos na segunda, mas foi só ontem que Seaman viu sua estratégia de defesa desmoronar, quando o juiz Leonard Sand entendeu que ele havia violado um acordo de confidencialidade ao publicar The Last Days of John Lennon: a personal memoir.

Voltar ao topo