Tradições e cultura do Litoral do Estado

O fotógrafo curitibano João Urban vem realizando registros fotográficos do litoral paranaense há cerca de vinte anos. Agora, o trabalho deu origem a um livro, Mar e mata – A serra, a floresta e a baía. Seus homens e suas mulheres, que será lançado na noite de hoje, no Museu Oscar Niemeyer (MON).

No total, a obra é composta por 205 imagens que mostram a pesca artesanal, as paisagens, as diversas formas de lavoura, a extração de madeiras, a fabricação de canoas e instrumentos musicais, o fandango, as tradições religiosas e as habitações presentes no litoral do Estado.

“Quando eu era garoto, comecei a frequentar a Serra do Mar e me tornei praticante de montanhismo e alpinismo. Mais tarde, na época da resistência à ditadura, comecei a observar questões ligadas ao meio ambiente e à população da região”, conta o fotógrafo. “Vejo o litoral paranaense como uma área bastante devastada, onde não houve cuidado com a ocupação territorial, mas também como um lugar repleto de belezas.”

O livro de João é dividido em capítulos: A paisagem, A floresta, A pesca artesanal, As vilas e as cidades, As mulheres, O artesanato, O Fandango e a Folia do Divino e Os jovens e as crianças.

Tem apresentação da estudiosa de fotografia Simonetta Persichetti e um texto, intitulado Território de contradições, escrito pela jornalista Teresa Urban, que é irmã do fotógrafo. A publicação é da Edições Águaforte e foi produzida com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio de diversas empresas.

Serviço

Lançamento do livro Mar e mata – A serra, a floresta e a baía. Seus homens e suas mulheres. Hoje, às 19h, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico). Valor do livro no dia do lançamento: R$ 40,00.

Voltar ao topo